Siga meu blog :)

sábado, 26 de novembro de 2011

Brincadeiras para EBD.


1) Descobrindo Versículos

Introdução"Se a palavra de Deus é a semente, que podemos fazer para conseguir uma colheita rápida de sementes."
Todos os grupos recebem uma mesma palavra ou expressão.
A corrida é para ver quantos versículos com a palavra dada, o grupo pode achar e escrever numa lista. O versículo precisa ser todo escrito, com a respectiva referência. 
Estabeleça o tempo antes de iniciar o jogo. (5 ou 10 minutos?) Você pode dar pontos apenas para o grupo que conseguir mais versículos ou dar 1 ponto por versículo encontrado, para cada um dos grupos.
2) Telefone sem fio.
Idade: a partir de 5 anos
Participantes: 5 ou mais
Regra:Organizar os jogadores sentados um ao lado do outro em fila.O primeiro jogador diz uma frase/mensagem da bíblia no ouvido do amigo seguinte. Cada participante após receber a mensagem fala o mais baixo possível no ouvido do colega seguinte até que o ultimo falará em voz alta o que recebeu. A mensagem muitas vezes chega completamente diferente!!!
3) Fui a feira ( mas pode substituir por Fui a Igreja)
Idade: a partir de 5 anos
Participantes: 4 ou mais
Regra:Um jogador diz em voz alta: Fui a feira e comprei.. por exemplo ”maçã”. ( ou diz: Fui a igreja e vi a profª da edb...o pastor...a bíblia etc...)o jogador seguinte repete a frase do primeiro acrescentando outra mercadoria (ou algo encontrado na igreja) o terceiro jogador repete as mercadorias (algo encontrado) que os jogadores anteriores disseram e acrescenta mais uma, ganha quem não repetir mercadoria (algo encontrado) e lembrar todas que foram faladas.
Exemplo melhor: 1º jogador- Fui à igreja e encontrei o pastor
2º jogador- Fui á igreja e encontrei o pastor e a profª da ebd
3º jogador- Fui á igreja e encontrei o pastor, a profª da ebd e a bíblia.
4) Estátua
Para essa brincadeira é bom ter mais de 5 pessoas.Você vai precisar de um aparelho de som.Todos os jogadores fazem um círculo e um fica como o mestre, controlando o som. Quando o mestre quiser ele abaixa o volume e diz "estátua"! Os jogadores devem ficar em posição de estátua, sem se mexer e o mestre vai tentar fazer caretas e brincadeiras para ver quem se mexe primeiro. Não vale fazer cócegas. Quem se mexer ou rir primeiro fala um versículo e vai para o lugar do animador.
5) Que bicho eu sou?
Número de participantes: No mínimo 5 .É uma brincadeira bem divertida. Uma pessoa escreve o nome de vários bichos (pode ser um desenho) , um em cada folha de papel. Esses nomes devem ser colados nas costas dos participantes sem que eles vejam qual o bicho. Cada participante terá que adivinhar o animal que virou fazendo perguntas sobre as características do bicho aos outros participantes. As respostas devem ser sim ou não. O último a descobrir sai da brincadeira e passa a colar o nome dos bichos nos vencedores. Pode usar os bichos usando a história da Arca de Noé...muito bom.
6) Mímicas
Pode antes contar uma história da Bíblia e depois organizar a brincadeira. A partir de 6 pessoas Dividir o time em dois.Cada time vai pensar em um nome de uma categoria, exemplo: filme, música e outros; e chamar uma pessoa da outra equipe.A pessoa escolhida vai tentar representar o nome sem dizer uma palavra, para a sua própria turma. Se o time de quem estiver representando acertar em menos de 1 minuto ganha um ponto. Se não acertar, ganha a equipe adversária.
7) Massa de modelar
2 xícaras de chá de farinha de trigo; Meia xícara de chá de água; Meia xícara de chá de sal; Uma vasilha. Modo de fazer: Misture tudo numa vasilha, com as mãos. Se a massa ficar dura, junte mais água e amasse. Amasse bem até sentir que a consistência está boa para modelar. Massa colorida: Divida a massa em algumas partes. Em cada parte coloque uma colher de sopa de tinta guache diluída em um pouco de água (em cada parte uma cor diferente). Amasse até a tinta estar espalhada igualmente. Guarde a massa em um recipiente fechado na geladeira. Ela dura um mês ! Pode pedir para as crianças criarem animais da arca ou personagens bíblicos.
8) Chocalho
Material:01 lata de alumínio Semente de feijão, milho, arroz ou pedrinhas Fita adesiva
Modo de fazer: Você pode enfeitar seu chocalho com figuras que você imprime e cola. Ou pode pintar sua lata com tinta plástica. Encha sua lata com a semente que você tiver ou pedrinhas. Cada semente fará um barulho diferente e você pode fazer vários chocalhos conseguir diversos sons. Vede o buraco da latinha com fita adesiva e cole uma figura por cima para dar um acabamento legal .Cante um corinho bem animado e coloque as crianças para usarem o chocalho. Vai ser bem divertido.
9) Laranja na cesta
Material: 4 arvores feitas em EVA verde e preto ou marrom (para o tronco) 1 dado( pode ser confeccionado em Bisquit) 40 laranjinhas( feitas em EVA laranja) Uma cestinha Participantes: até 4 jogadoresTodos colocam as laranjas em suas árvores. Um jogador inicia a partidaDe acordo com o numero indicado pelo dado o jogador retira as laranjas da sua árvore e coloca dentro da sua cestinhaO jogo continua até que um dos participantes encha primeiro a sua cestinhaVence o jogador que colher primeiro todas as duas 10 laranjasNo final, a retirada das últimas laranjas só poderá ser feita com o número exato apontado pelo dado. 
10) Dança da Cadeira
Você precisa ter uma cadeira a menos do número das pessoas que estiverem brincando.Por exemplo, se forem 5 crinças, deve-se ter 4 cadeiras.Coloque uma música animada,a criançada andam dançado ao redor das cadeiras,quando a música parar elas devem sentar-se,quem não conseguir, sai da brincadeira.Conforme as crianças vão saindo,deve-se tirar também uma cadeira, ou seja, se iniciou com 5 crianças e 4 cadeiras, assim que a primeira criança sair tira-se mais uma cadeira,ficando 4 crianças e 3 cadeiras e assim sucessivamente, até que só reste uma cadeira e o vencedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quadrinhos Bíblicos


Clique nos links:

A criação do mundo
O dilúvio

A história de Abraão
Uma mentirinha inofensiva
O rapto de Ló
Abraão socorre Ló
Abraão pega um atalho
Os três viajantes
Deus e seu amigo Abraão
Nasce Isaque!
Hagar e Ismael não ficam desamparados
Abraão obedece a Deus
Um servo fiel
O encontro com Raquel
Sete anos por amor
Enganado no casamento
Jacó fica rico
Fuga de Padã-Arã
Raquel morre
Os sonhos de José
A vingança dos irmãos de José
O bebê Moisés
Um bebê tirado do rio
Um plano para Moisés
Um lar no deserto
Um arbusto que não se queima
Moisés e a sarça ardente
Vou estar sempre com você
Uma vara se torna uma cobra
Mais tijolos!
Um rio de sangue
Rãs imundas
Animais mortos e feridos
A Teimosia de faraó
Pedras caindo do céu
Os dez mandamentos
Espiões em Jericó
A jumenta que falou
Bençãos ditadas por Deus
Israel cai na armadilha
Retorno a Horebe
A morte de um amigo de Deus
A força de Sansão
O homem mais forte
Rute
Um exército de 300 homens
Gideão, a prova
Saul consulta a Pitonisa
Davi contra Golias
Davi conquista sião
Davi destrói os amalequitas
Vitórias de Davi
Davi rei de judá
A Sabedoria de Salomão
A cura de Ezequias
Jonas e o grande peixe
A viúva de Sarepta
Daniel e os leões
O Filho de Deus
O anuncio do seu nascimento
Viagem a belém
Anjos anunciam o nascimento de Jesus
Os magos do oriente
A fuga para o Egito
O nascimento de Jesus
A infância de Jesus
Festa em jerusalém
Onde está Jesus?
Na casa do Meu Pai
O carpinteiro de Nazaré
O mundo nos tempos de Jesus
Mensageiro do deserto
O batismo de Jesus
Jejum no deserto
Tentado pela fome
Casamento em Caná
A verdadeira felicidade
Curado e perdoado
Jesus e a filha de Jairo
A mulher estrangeira
A mulher cananéia
Encontro junto ao poço
Jesus e Nicodemos
Andando sobre as águas
A ovelha perdida
A moeda perdida
O próximo
Os dez leprosos
Jesus e as crianças
A entrada triunfal
Os trabalhadores maus
Jesus e Zaqueu
Jesus e a mulher samaritana
Jesus e a mulher pecadora
Lazaro vive
O filho prodigo
Jesus purifica o templo
O lava-pés
Para que se lembrem de mim
No jardim do Jetsêmani
A traição de Judas
Pedro nega Jesus
Jesus ou Barrabás
O sacrifício de Cristo
Os dois ladrões
A ressurreição de Cristo
Por que você esta chorando
Não tenham medo!
Quantos peixes!
A caminho de Emaús
Até breve
Pedro esta aqui!
Ele está vivo!
Dorcas
Estamos aqui!

Divirta-se com o bebezinho :)