quinta-feira, 18 de abril de 2013

Aprendizagem: Alunos com TGD



Aprendizagem:  Alunos com TGD

Há basicamente seis (6) áreas em que trabalhamos a fim de se estimular e avaliar cada competência . São elas: Socialização, Linguagem (Emissão e Compreensão), Cognição, Cuidados Próprios, Motricidade. A seguir farei uma exposição dos Materiais Pedagógicos utilizados para desenvolvimento das habilidades dos alunos com TGD.


1. Atividade: Como Estou hoje?
O aluno pode demonstrar através de cartões como está se sentindo: Irritado, Alegre, Triste, Surpreso.




2.Atividade: Pareamento de letras à vista de uma figura conhecida




3. Atividade: Conceito Matemático: Grande X Pequeno




4. Atividade: Conceito Matemático: Cheio X Vazio ou Muito X Pouco






5. Atividade: Cores


6. Atividade: Conceito Matemático: Tamanho
LInguagem: Grau do Substantivo


7.Atividade: Linguagem: História Seriada, Sequência de fatos


8.Atividade: Linguagem: Encontros Vocálicos


9.Atividade: Linguagem: Alfabeto
Escrita do Nome


10.Atividade: Numerais e Quantidade




11.Atividade: Motricidade e Linguagem




12.Atividade: Linguagem e Motricidade




13.Atividade: Rotina Diária


14. Atividade: Linguagem, Motricidade
Obs: Para dar início a habilidade de montar quebra cabeça é importante iniciar com uma figura única e grande. O corte da figura poderá ser bem simples no início,para se ter apenas duas partes. Poderá ser um corte horizontal ou vertical, para ir aumentando aos poucos a dificuldade, 3 peças, 4 peças... e os cortes também serão mais elaborados conforme a progressão do aluno na atividade.




15. Atividade: Linguagem: Dias da Semana




16. Atividade: Linguagem e Rotina Diária








17. Atividade: Linguagem: Leitura de História




18 Atividade: Cores, Pareamento de Figuras, Pareamento de Palavras




19.Atividade: Encaixe por etapas




20. Atividade: Linguagem: Figura Fundo, Grau do Substantivo




21-Atividade: Motricidade: Quebra-cabeça com várias peças e cortes múltiplos


22.Atividade: Rotina

Porta Brinquedo de Galão de agua

Idéia para enfeitar a salinha


Projeto: Dia das mães


JUSTIFICATIVA:


O tema Dia das Mães é de suma importância para conscientizar a criança sobre o respeito e o valor que devemos ter com a nossa mãe, não somente na data de sua homenagem, mas todos os dias de nossa vida. Porém, não devemos esquecer de alguns alunos que moram com a avó, a tia ou outra pessoa responsável. Cabe a nós motivarmos nossas crianças e lhes mostrar motivos para participarem do projeto.


OBJETIVO GERAL:


Sensibilizar os alunos sobre a importância de comemorarmos o dia das mães.


Objetivos específicos




Reconhecer a importância da figura da mãe no desenvolvimento do caráter humano;


Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares;


Promover e estimular a linguagem oral;


Estabelecer e ampliar as relações sociais;


Estimular a afetividade entre as crianças a as mães;


Desenvolver atenção e a criatividade;


Praticar a coordenação motora fina e ampla;


Desenvolver a expressão corporal;


Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades;


Desenvolver a leitura através da visualização de figuras.


Reconhecer a importância da mãe na família.
Resgatar os valores que as famílias estão perdendo (respeito, amor, partilha...)
Valorizar o trabalho da mãe (às vezes dupla jornada de trabalho).
Conhecer direitos e deveres dos membros da família, em especial das mães.Confeccionar lembranças e cartões para presentear às mães.
Enfeitar os murais com as produções dos alunos.


CONTEÚDOS:

Motricidade fina e ampla;


Expressões gráficas: desenho, pintura, montagem, colagem, noção de limite na folha Expressão corporal;


Historinhas;


Criatividade, imaginação e dramatização.


Música e ritmo.


Socialização;



METODOLOGIA:


As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com os alunos, através da interação professor-aluno.




Atividades:


- Conversa informal sobre o Dia das Mães;


- Músicas: “Bate meu coraçãozinho”, “Mãezinha do céu”,


- Confecção de cartazes: “Momentos com a mamãe”;


- Confecção do segurador de porta para presentear a mamãe;


- Grafismo (atividade: ligar os objetos a mamãe);


- Colagem: (recortes e colagem de figuras de revistas);


- Pintura com lápis de cor, giz de cera e tinta têmpera;


- Ensaios de músicas para a apresentação;


- Momento flash: uma foto para mamãe;


- Dinâmicas com as mães no dia da festa;


- Homenagem as mãe: chá da tarde e apresentação artísticas das turmas.


- Diálogo, aula expositiva, interação com os alunos, para conhecer melhor o perfil das mães em questão.
- Ornamentação de murais com fotos das mães, alunos e mensagens, homenageando às Mães.
- Criação de poesias, mensagens.
- Produção de uma peça teatral.
- Confecção de lembranças.
- Confecção de cartões. 



CULMINÂNCIA:


Será montando um painel com as atividades realizadas pelos alunos. 


Ainda, será feita uma apresentação artistíca em homenagem ao Dia das Mães com entrega das lembrancinhas.





AVALIAÇÃO:


Avaliação será contínua, através da observação diária do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.



















Esta sacola feita de tnt, será enfeitada de acordo com a criatividade da professora ou alunos.










Dia do livro - 18 e abril - Livro de histórias - tampa de pote de sorvete

Cenário para contar histórias


Brava Cursos Online com certificado.