Neemias
Glória e Queda - 1
Verso Para Memorizar
“Agradeçam ao Deus Eterno, anunciem a Sua grandeza e contem às nações o que Ele fez. Cantem a Deus, cantem louvores a Ele; falem das coisas maravilhosas que Ele tem feito” 1 Crônicas 16:8, 9, NTLH.
Resumo da Lição
Os israelitas confessaram seus pecados e renovaram seu concerto com Deus. Sob a orientação de Neemias, foram feitas reformas para ajudar o povo a compartilhar o amor de Deus com outros, através do serviço.
Esta lição fala sobre serviço. Neemias sabia que a melhor forma de servir àqueles que o cercavam era lembrá-los de quão fiel Deus sempre fora. Hoje em dia, as pessoas precisam do mesmo tipo de lembrete. Servimos a Deus quando contamos aos que nos cercam sobre como Deus tem orientado Sua igreja e nossa vida.
Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Você já notou o que acontece quando passa o tempo todo reclamando? (Você acaba ficando desanimado.) E quando você tenta ter uma atitude positiva? Na história de hoje, Neemias sabia
que as pessoas estavam tão envolvidas em seus próprios problemas que tinham esquecido todas as maravilhas que Deus havia feito para elas. Vamos descobrir como ele as ajudou a relembrar.
Vivenciando a História
Com antecedência, convidar o mesmo adulto que representou Neemias na semana anterior para voltar e contar o fim da história. Pedir-lhe que seja expressivo e fale com entusiasmo sobre como o povo estava voltando para Deus. Escrever as perguntas a seguir nas tiras de papel e distribuir para os alunos. Pedir que façam as perguntas a Neemias.
1. Você alguma vez teve raiva do povo?
2. Qual foi a diferença entre a vida antes e depois de voltarem para Deus?
3. Foi difícil para eles tentar fazer a vontade de Deus após tantos anos?
4. Como eles se sentiram quando começaram a louvar a Deus por tudo que tinha feito por eles?
5. O que aconteceu logo depois que você voltou para Babilônia? (Neemias 13.)
6. Que cinco reformas ou “purificações” você fez após voltar da Babilônia?
7. Por que você agiu daquela forma contra Tobias? (Versos 8, 9.)
8. Por que você repreendeu o povo pelos casamentos com estrangeiros?
Aplicação da Lição
Quadro de Honra
Em muitas escolas os alunos estudiosos, que tiram as melhores notas, têm seus nomes incluídos num quadro de honra.
Sua escola tem um quadro de honra? Vocês gostariam de ter seus nomes incluídos no quadro de honra?
Linda queria tirar a nota mais alta em História. Queria que seu nome fosse mencionado na formatura, recebendo a medalha de honra por ser a melhor aluna de História da classe. No começo do ano, Linda estudava História todas as noites.
Mas, depois de algumas semanas, ela acabou se envolvendo com outras coisas, que tinham que ser feitas imediatamente. Ela começou a deixar de lado as tarefas e trabalhos de História. Esqueceu-se da medalha de História, até que um dia sua mãe a lembrou:
“Você pode ganhar essa medalha se continuar estudando e se esforçando para ganhá-la.”
Linda começou a compensar o tempo perdido. Ela não teria ganhado a medalha de honra se não fosse por sua mãe.
Que honras você já recebeu que na verdade deveriam ser dadas aos seus pais? Que elogios você recebe que na verdade deveriam ser feitos a Deus?
Partilhando a Lição
Teia do Louvor
Pedir aos alunos que se levantem e formem um círculo. Dar a um dos alunos um novelo de lã. Esse aluno deverá dizer seu nome e uma coisa boa que Deus fez por ele na semana que passou. Depois, o aluno deverá segurar a ponta da lã e jogar o novelo para outra pessoa. A segunda pessoa faz exatamente a mesma coisa, segurando a lã e jogando o novelo para outra pessoa. Isto deve continuar até que se tenha formado uma teia. Chamar a atenção dos alunos para a beleza da teia, e em seguida pedir que dois ou três alunos soltem a lã.
Encerramento
Orar como Neemias, para estarmos sempre perto de Deus e conhecer Sua vontade para nossa vida. Pedir que Deus encha cada aluno de sabedoria e coragem, para ajudar as pessoas ao seu
redor e compreender como permanecer fiel a Deus.
Verso Para Memorizar
“Quando os nossos inimigos descobriram que sabíamos de tudo e que Deus tinha frustrado a sua trama, todos nós voltamos para o muro, cada um para o seu trabalho.” Neemias 4:15.
Resumo da Lição
Às vezes, como no caso de Neemias, enfrentamos desafios quando estamos servindo.
Neemias enfrentou a raiva, a zombaria, o desânimo e outros sérios problemas, mas Deus frustrou a oposição e o trabalho continuou. Os desafios e conflitos que enfrentamos são reais, mas o serviço realizado através da força de Deus traz glória e honra ao Seu nome, em vez de ao nosso próprio nome.
Esta lição fala sobre serviço. Embora possamos enfrentar desafios e dificuldades quando servimos a Deus, podemos confiar em Sua força. Assim como Deus venceu a oposição aos planos de Neemias, Ele promete atender nossas necessidades quando O servimos.
Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Você já saiu para brincar com os amigos e de repente teve uma ideia de uma atividade que seria interessante para fazer em grupo, e que seria divertida para todo mundo, mas alguém zombou da ideia e ninguém mais quis tentar?
Se isto já aconteceu, você pode entender melhor o que Neemias passou.
Vivenciando a História
Com antecedência, convidar um adulto caracterizado como Neemias para contar (não ler) a história para a classe.
Apresentar “Neemias” à classe, e pedir que os alunos prestem atenção na história que ele vai contar sobre sua confiança na força de Deus para solucionar os problemas do povo de Jerusalém.
Aplicação da Lição
Cenário de uma Discussão
Ler para os alunos a situação a seguir: Alguém lhe pede para cuidar das gêmeas Jéssica e Sara, garotinhas de 6 anos, que são “umas gracinhas”. Você imagina que vai ter um dia muito agradável. Você se senta numa poltrona para ler um livro, enquanto as meninas estão na cozinha, tirando da mesa as últimas
coisas que ficaram do café da manhã. Não demora muito, e Sara vem reclamar que Jéssica está jogando água no chão. Você dá um conselho para Jéssica em voz alta, e continua lendo seu livro. Mas Sara volta: Jéssica está batendo nela. Você levanta, fala bem firme com Jéssica, e volta para sua poltrona. Porém, agora as meninas estão discutindo: “Não fiz!” “Fez sim!” “Não fiz!” Em seguida, as duas garotinhas chamam você para ajudá-las. Elas são educadinhas e você gosta muito delas. Mas, o que está acontecendo? (Aceitar respostas.) Basicamente você trata aquilo como um pequeno desentendimento, e não como uma guerra mundial. Para tentar minimizar o problema, você não fica do lado de ninguém. E como é que você faz isso? (Pode oferecer um doce se tudo estiver arrumado em três minutos; acompanhá-las enquanto terminam o trabalho na cozinha; fazê-las trabalhar separadamente durante algum tempo; tirar a atenção delas daquela tarefa.)
Encerramento
Orar para que Deus continue fazendo com que os alunos sejam o sal do mundo, servindo tanto em tempos tranquilos como em tempos difíceis. Orar para que permitam que Deus os oriente de forma que possam superar os desafios e estejam mais bem preparados para servir o próximo.**************************************
O Diário de Neemias – 2
Verso Para Memorizar
“Irmãos, peço [...] que vocês estejam de acordo no que dizem e que não haja divisões entre vocês. Sejam completamente unidos em um só pensamento e em um só propósito.” 1 Coríntios 1:10, NTLH.
Resumo da Lição
Pessoas de todos os tipos e profissões, e de todas as partes do país, se reuniram para ajudar Neemias a reconstruir as muralhas. Trabalhando naquela construção estavam homens de negócios, políticos, mulheres, crianças e pobres. Cada classe da sociedade judaica estava ali representada. Imagine os detalhes que precisavam ser observados para que cada pessoa estivesse no lugar certo, na hora certa e com o equipamento ou material certos. Imagine como Neemias se sentia ao fim de cada dia.
A atenção de Neemias aos detalhes ajudou a facilitar o processo de construção. E, como praticamente todos trabalhavam unidos, a restauração dos muros começou sem maiores problemas.
Esta lição fala sobre serviço. As orações e o planejamento de Neemias permitiram que ele fosse um servo eficiente. Assim como a organização de Neemias foi uma bênção para aqueles com quem ele trabalhou, também podemos servir a Deus com mais eficiência se formos cuidadosos no planejamento da tarefa.
Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Algum de vocês já subiu uma montanha que é ponto turístico, ou foi a uma caverna bem conhecida, e quando chegou lá mal pôde acreditar que alguém tinha desenhado ou pintado o nome nas pedras, ou nas árvores? Talvez essas pessoas tenham se esforçado tanto para chegar lá que gostariam que todos soubessem que haviam estado ali. Hoje vamos ler sobre pessoas que são assim.
Vivenciando a História
Com antecedência, fazer cópias dos tijolos e recortar. Pedir que os alunos abram suas Bíblias em Neemias 3. Fazer de conta que vai ler o capítulo todo. Pedir que cada aluno leia um verso, de pé e em voz alta. Após uns seis versos assim, ou antes, se os alunos já
se demonstrarem irrequietos, perguntar: O que está acontecendo neste capítulo? (Um registro do local da construção e quem a fez.) O que foi que eles reconstruíram?
Deem uma olhada no capítulo e me digam. (Portão das Ovelhas, Portão dos Peixes, Muralha Larga, Torre dos Fornos, Portão do Vale, Portão do Lixo [ou do Monturo], Portão da Fonte, Portão Leste, Portão da Guarda, Portão das Águas, Portão dos Cavalos, Portão Velho, Piscina de Siloé [ou Represa de Selá, ou ainda, Açude de Hasselá] e as muralhas entre todos estes portões.)
Dividir os 32 versículos do capítulo entre os alunos. Distribuir os tijolos. Os alunos farão um tijolo para cada personagem do verso (ou versos) que forem ler, escrevendo o nome daquela pessoa no tijolo de papel.
Quando a Bíblia diz Zacur, filho de Inri, seria como dizer “Zacur Inri” porque naquele tempo o sobrenome era o nome do pai. Só que eles diriam “Zacur Ben Inri”. Ben significa “filho de”.
Os alunos deverão escrever os nomes (por exemplo, Zacur Inri) e entregar os tijolos ao professor.
Prender esses tijolos na parede com fita adesiva, construindo uma parede com seis tijolos em cada fila. Os alunos também poderão prender seus tijolos; finalmente vocês verão de que tamanho ficará a muralha de papel. (Classes pequenas: não é necessário fazer esta atividade se os alunos ficarem entediados. Ou, enquanto um ou dois alunos constroem a muralha, os outros
podem continuar o estudo da lição.)
Encerramento
Repetir com a classe a “frase de efeito” criada pelos alunos, ou apresentar-lhes uma que você tenha criado. Pedir aos juvenis que se reúnam perto dos cartazes ou bandeiras expostos na classe.
Orar para que Deus lhes dê um senso de propósito a fim de servirem unidos e realizarem os planos de Deus.
O Diário de Neemias – 3
Verso Para Memorizar
“Somente temam o Senhor e sirvam-nO fielmente de todo o coração; e considerem as grandes coisas que ele tem feito por vocês.” 1 Samuel 12:24.
Referências
Neemias 2; Profetas e Reis, p. 628-634.
Resumo da Lição
Neemias, copeiro do Rei Artaxerxes I, recebeu notícias dos problemas que seu povo estava enfrentando em Jerusalém e buscou a Deus em oração. Ele pediu a Deus que cumprisse Sua palavra, quando prometeu que, se o Seu povo voltasse para Ele, Ele restauraria sua terra. Neemias pediu ajuda ao rei, que lhe deu permissão para ir até a cidade para reconstruir seus muros. Neemias solicitou a ajuda de outros judeus e iniciou o trabalho de restauração em condições muito difíceis.
Esta lição fala sobre serviço. Neemias demonstrou seu amor servindo primeiramente ao rei e, depois, aos judeus.
Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Vocês se lembram de um momento em que estiveram em uma situação difícil, ou tiveram que conviver com uma pessoa difícil? Era complicado servir nessa situação? Hoje vamos ver que Deus deu a Neemias o poder de testemunhar por Ele em um momento muito difícil.
Vivenciando a História
Pedir que alguns voluntários leiam Neemias 2 em partes. Intercalar a leitura com as informações abaixo:
Juvenis leem os versos 1-3.
Antes de entrar no palácio, todos tinham que deixar suas preocupações pessoais do lado de fora. Cada um tinha a obrigação de contribuir para que o ambiente ao redor do rei fosse o mais agradável possível.
Juvenis leem versos 4 e 5.
No primeiro capítulo de seu livro, encontra-se a oração de Neemias pedindo que lhe fosse concedida a oportunidade de solicitar a ajuda do rei para o povo que voltara a Jerusalém a fim
de reconstruir os muros da cidade. Qual foi a primeira coisa que Neemias fez? (Pediu a ajuda de Deus.)
Juvenis leem verso 6.
A viagem levaria cerca de quatro meses (ele saiu em março ou abril, e chegou em agosto) e Neemias ficou fora durante 12 anos.
Juvenis leem os versos 7-10.
Quem são os vilões que aparecem nesta história? (Verso 10: Sambalate e Tobias.)
Juvenis leem os versos 11-18.
Qual foi a reação do povo diante do chamado de Neemias para o serviço? (Verso 18: cooperação.)
Juvenis leem os versos 19 e 20.
Como Neemias reagiu às dificuldades? (Disse que Deus faria com que alcançassem o sucesso.
Encerramento
Muitas vezes é complicado servir a Deus, por causa das pessoas ou situações envolvidas.
Vamos ser como Neemias e passar algum tempo planejando com oração, pedindo a Deus que nos dê sabedoria e habilidade para servi-Lo adequadamente, mesmo quando estivermos em situações difíceis, ou lidando com pessoas difíceis.
Terminar pedindo que Deus abençoe cada aluno à medida que planejam formas de servir e testemunhar.Material de Apoio para História de Neemias:
Atividades
Avental de história bíblica: Neemias e a reconstrução dos muros da cidade!...
Moldes: para copiar clic na figura e faça as formatações desejadas.
Fonte: Escolinha Bíblica da Garotada.
Blog Escada da Vida
0 Comentários