Veja mais!

<\center>

Resenha - Pré - Projeto Firmando os passos através do discipulado infantil




 ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA DE FÉ – SEMINÁRIO TEOLÓGICO BETEL

 

   

 

Pré - Projeto 

Firmando os passos através do discipulado infantil

 

 

 

 

 

 

 

 

RIO DE JANEIRO

2017

 

MARCELA CRISTINA CUNHA AMORIM DA SILVA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pré - Projeto 

Firmando os passos através do discipulado infantil

 

 

 

 

 

Resenha apresentada em cumprimento da disciplina Projeto de Curso, ministrada pelo Profº Pr. Neander Kraul do Curso de Bacharel em Teologia, Seminário Teológico Betel.

 

 

 

RIO DE JANEIRO

2017

 

 

TEMA :

 

   Firmando os passos através do discipulado.

 

OBJETO DE ESTUDO:

 

   Consolidação do novo convertido.

 

PROBLEMATIZAÇÃO:

 

       São 10 as perguntas que a pesquisa está procurando responder através de uma pergunta principal:

   As igrejas estão consolidando os novos convertidos?

  A partir dessa pergunta decorrem as demais:

1 - Os novos convertidos são procurados 24 h após a sua decisão?

2 - A igreja está preparada para fazer um trabalho de discipulado?

3 - Há pessoas disponíveis para esse trabalho?

4 - Há pessoas comprometidas para esse trabalho?

5 - Há pessoas preparadas espiritualmente para esse trabalho?

6 - A maioria dos problemas causados nas igrejas, nas relações pessoais, são causadas por pessoas que não foram discipuladas?

7 - A maioria dos problemas do surgimento de heresias são causadas por pessoas que não foram discipuladas?

8 - A causa do esvaziamento das igrejas é causada pela falta de discipulado?

9 – Se a igreja cumprir a ordem de Jesus e discipular, ela terá crentes mais saudáveis?

10 – Os novos convertidos ao serem firmados na sua vida cristã através do discipulados poderão produzir outros discípulos?

 

HIPÓTESES

 

      Todo o novo convertido deve ser discipulado para que seus passos sejam firmados e que cuide de outros novos convertidos que virão.

     As hipóteses corolárias das questões levantadas são que:

 1 -   A igreja deve estar preparada para fazer um trabalho de discipulado com novos convertidos.

 2 – Para trabalhar com o novo convertido, o discipulador deve ser uma pessoa espiritual e preparada; que também tenha sido discipulado, para que produza um discípulo saudável. O discipulador doente espiritualmente, produzirá um discípulo doente.

3 – Os problemas doutrinárias e de relações interpessoais dentro da igreja são causados por pessoas fracas na fé e carnais. Que não consolidaram sua vida espiritual através do estudo da palavra e do acompanhamento de algum irmão em Cristo. Pessoas que não aprenderam que precisam viver uma vida de temor a Deus e cumprimento de sua palavra. Que foram ensinadas no convívio social da igreja, aprendendo, por exemplo, a maledicência, a falta de compromisso e zelo, a vida carnal, pois os “crentes maduros” o faziam com naturalidade.

4 – Se a igreja cumprir a ordem de Jesus e discipular, ela terá crentes mais saudáveis.Os novos convertidos ao serem firmados na sua vida cristã através do discipulados produzirão outros discípulos.

 

JUSTIFICATIVA:

 

    A importância do discipulado na vida do novo convertido é essencial. Essa  consolidação se faz através do acompanhamento e do relacionamento interpessoal; feito por pessoas que um dia, também foram consolidadas através do discipulado de outro.

   Todos aqueles que confessam a Cristo como único e suficiente salvador devem ser discipuladas para que seus passos sejam firmados, e vivam uma vida de temor a Deus e santidade.

    A falta de discipulado fez com que muitos não permanecessem no caminho. Decidiram-se, porém, não foram acompanhados. Outros permanecem na igreja, mas não são nascidas de novo e não produzem frutos.

  O discipulado é uma ferramenta de transformação do indivíduo e um imperativo dado por Jesus.

 

RELEVÂNCIA DO PROBLEMA:

 

CIENTÍFICA:

   O levantamento do estudo sistemático da Bíblia, no que diz respeito à obrigatoriedade que a igreja tem em discipular, e a leitura de obras de autores que tiveram experiências com o trabalho de discipulado e seus resultados.

 

SOCIAL:

   Através da pesquisa será abordado a contribuição que o discipulado transformador e consolidador faz na vida do indivíduo e sua influência positiva no convívio social.

 

ECLESIÁSTICA:

   O entendimento de que o discipulado é essencial na vida da igreja a tornará viva e frutífera.

 

TEOLÓGICA:

   A pesquisa trará os argumentos bíblicos a respeito do discipulado e sua fundamentação teológica.

 

 OBJETIVOS:

 

- Objetivo geral:

   Abordar a importância da consolidação através do discipulado na comunidade cristã e seus resultados na vida da mesma.

 

Objetivo específico:

  Esclarecer que através do discipulado, o discípulo estará crescendo em sua vida espiritual, produzirá frutos e fará outros discípulos.

 

REFERENCIA TEÓRICA:

 

    A base da pesquisa é feita através de obras como oo livro “Discipulado transformador” de Aranguren,  que fala sobre  a ordem que Jesus deixou a seus seguidores na grande comissão. A ordem não foi “ir” sem fazer discípulos.

   O autor aborda sobre a força impulsionadora da igreja através da grande  comissão. Que o objetivo de fazer discípulos é transformar pessoas.

   O livro detalha os passos necessários para se estabelecer um ministério de discipulado transformador.

   Outra obra a ser lida é “Discipulado hoje”. O autor fala a respeito do discipulado como um relacionamento. Discipular é ensinar como desenvolver um relacionamento com Jesus e sua palavra.

   Ele cita que a ordem para fazer discípulos foi proferida pelo próprio Filho de Deus e não pode ser ignorada e negligenciada.

   Ele aborda que Jesus, que nos chamou, nos capacita a cumprir essa ordem. O Espírito Santo nos dirige e capacita no cumprimento dessa tarefa.

   O livro a formação de um discípulo é um impactante livro que fala sobre as experiência do Pr. Keith  Phillips com os novos convertidos que não permaneciam na igreja após a conversão e voltavam para a vida de mazelas. A partir do momento que Pr. Phillips entendeu que era necessário o acompanhamento lado a lado do novo convertido, ele passou a ver grandes resultados. O chamado para participar da tarefa de evangelizar e consolidar novos convertidos não é um dom especial, mas sim uma ordem a obedecer.

    Outro livro que será fonte de pesquisa é o “Plano Mestre de Evangelismo”, que fala sobre o método evangelístico baseado em Jesus, o recrutamento, seleção, preparação, consagração, supervisão e reprodução dos discipuladores. Finaliza dizendo que os métodos podem mudar, mas o referencial cristão que o discipulador deve ter para com o discípulo não muda.

   O livro biográfico de John Wesley será fonte de pesquisa, pois relata a sua vida e seu trabalho relevante no cuidado para com o novo convertido, após perceber que muitos que se convertiam com suas pregações e de seus auxiliares não permaneciam, pois não estava sendo feito um trabalho consolidador.

  O Pr. Wesley disse que: “ o plano do diabo é deixar os novos convertidos “meio acordados” para que depois caiam num profundo sono novamente.

   O método utilizado por Wesley foi através do acompanhamento através de grupos de estudos em locais específicos criados por ele.

    A Bíblia é a fonte de estudo onde o tema abordado será  fundamentado biblicamente.   

FONTES:

 

Referências bibliográficas:

 

- ARANGUREN. Luis. Discipulado transformador. A essência da missão da igreja. 2002.1ª edição. São Paulo. Editora Lifeway. 40 págs.

 

    -  JOHNSTON. John G.Discipulado hoje. 2003. 1ª edição. São Paulo. Editora Lifeway. 64 págs.

 

   - PHILLIPS. Keith. A formação de um discípulo. 2008. 2ª edição. São Paulo. Editora Vida. 166 págs.

 

 -  COLEMAN. Robert. Plano Mestre de Evangelismo. 2006. 2ª edição. São Paulo. Editora Mundo Cristão. 122 págs.

- LELIÉVRE. Mateo. João Wesley. Sua vida e obra. São Paulo. Editora Vida.373 págs.

 

- BÍBLIA SHEDD. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada (2ª edição). Notas de estudo editadas por Dr. Russell Shedd.1997. São Paulo. Editora Vida Nova.

 


Postar um comentário

0 Comentários