Rute - Jogo da trilha e Plano de aula para EBD.

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Rute - Jogo da trilha e Plano de aula para EBD.


O plano de aula está no PDF que você poderá baixar no final da postagem.





Título do Jogo: A Bondade de Rute: Nossa Jornada de Amizade

Objetivo: Percorrer juntos o tabuleiro, vivenciando a história de Rute e Noemi e praticando atos de bondade ao longo do caminho. O foco é a colaboração e a experiência compartilhada, não em quem chega primeiro.

Componentes do Jogo:

 Tabuleiro: O mesmo tabuleiro que você forneceu, com as casas numeradas de 1 a 15, a "Saída" e a "Chegada".

 Peças: Uma peça para representar o grupo de jogadores (pode ser um objeto maior ou um personagem simpático).

 Dado: Um dado de seis faces com imagens ou cores em vez de números. Podemos usar adesivos com desenhos simples (corações, flores, estrelas, etc.) ou cores diferentes em cada face.

 Cartas de Ação com Imagens: Um baralho de cartas com imagens que representam diferentes ações de bondade ou momentos da história de Rute e Noemi. Um adulto pode ler a descrição da carta para as crianças.

Preparação:

  •  Coloque o tabuleiro em uma superfície plana.
  •  Coloque a peça do grupo na casa de "Saída".
  •  Embaralhe as Cartas de Ação com Imagens e coloque-as em um monte com a face para baixo em um local acessível.

Como Jogar:

  •  As crianças se revezam para jogar o dado. A face do dado que cair indica quantas casas a peça do grupo deve avançar.
  •  Ao cair em uma casa numerada, um adulto pega a carta do topo do monte de Cartas de Ação com Imagens e descreve para as crianças o que a imagem representa. A carta pode sugerir:
  • Uma Ação de Bondade: A imagem pode mostrar alguém ajudando outro, compartilhando, sendo gentil, etc. O adulto lê: "Vamos todos juntos pensar em uma forma de sermos bondosos com alguém hoje." Ou: "Imagine que você está ajudando a Noemi a colher. Como você faria isso?"
  • Um Momento da História: A imagem pode representar Rute e Noemi juntas, trabalhando no campo, ou chegando a um novo lugar. O adulto pode contar brevemente o que está acontecendo na imagem, conectando com a história. Por exemplo: "Veja, aqui Rute e Noemi estão juntas, mostrando sua amizade."
  • Um Sentimento: A imagem pode expressar alegria, tristeza, gratidão. O adulto pode perguntar: "Como a Noemi deve ter se sentido quando Rute ficou com ela?" ou "Como a Rute se sentiu ajudando a Noemi?"
  • Não há "ganhadores". O objetivo é que o grupo avance junto pelo tabuleiro, explorando os temas da bondade e da amizade através das ações e da história.
  •  Quando a peça do grupo chegar à "Chegada", celebra-se a jornada de amizade e os momentos de bondade compartilhados ao longo do jogo.

Exemplos de Cartas de Ação com Imagens (com sugestões de texto para o adulto):

  1.  Imagem: Duas mãos se ajudando. Texto: "Esta imagem nos lembra de ajudar uns aos outros. Vamos pensar em como podemos ajudar alguém hoje."
  2.  Imagem: Uma pessoa compartilhando comida. Texto: "Compartilhar é um ato de bondade. Já compartilhamos algo com alguém hoje?"
  3.  Imagem: Rute e Noemi caminhando juntas. Texto: "Rute e Noemi eram grandes amigas e estavam sempre juntas. Quem é um bom amigo seu?"
  4.  Imagem: Um sorriso. Texto: "Um sorriso pode alegrar o dia de alguém. Vamos todos dar um sorriso bem grande!"
  5.  Imagem: Uma pessoa cuidando de uma planta. Texto: "Cuidar das coisas e das pessoas é uma forma de mostrar bondade."

Adaptações para Crianças Não Alfabetizadas:

 📍Foco total nas imagens para as cartas e, se possível, para o dado.

 📍 Instruções verbais claras e simples dadas por um adulto.

 📍Ênfase na discussão e na reflexão sobre as imagens e os temas, em vez de leitura.

 📍O tabuleiro serve como um caminho a ser percorrido em conjunto, sem a pressão de competição.


 Um jogo coletivo para crianças não alfabetizadas, focando na experiência e na aprendizagem através da interação e das imagens.  😊



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