Veja mais!

<\center>

Dowload grátis - Apostila evangelismo infantil


A apostila está disponível no blog, visto que muitos não estão conseguindo baixar, pois é necessário se cadastrar no Slideshare.
Essa apostila não é minha autoria.
Que Deus abençoe o ministério dos amados :)

No link abaixo há uma apostila para evangelização infantil. Clique no link, depois clique em  save.
A apostila é muito boa.
É só clicar no link abaixo:

http://www.slideshare.net/alexsystem/apostila-para-o-ministrio-infantil-na-igreja?from=embed



PREFÁCIO

Esta apostila foi especialmente preparada para você que está envolvido no ensino aos pequeninos e deseja obter orientações básicas para este ministério.
Pedimos aos diletos leitores e alunos que procurem ampliar com zelosa aplicação, as idéias e orientações que enfeixamos neste modesto estudo, no elevado propósito de servir a Jesus e a sua igreja.
Que Jesus, o Divino Mestre, o Mestre dos Mestres, para cuja glória nos demos a este labor, se digne aprová-lo com as bênçãos e inspirações constantes.

INTRODUÇÃO

Queremos apresentar através destas considerações o que é evangelismo infantil, como fazê-lo e sua necessidade em nossa Pátria, bem como o mundo.
É da vontade de Deus que as crianças sejam salvas, ainda na tenra idade. Se quisermos realmente fazer a vontade de Deus, então teremos que nos preocupar com a evangelização das crianças. (Mateus 18:5-14)
Ao recebermos uma criança, estamos recebendo o próprio Senhor Jesus. Como você o receberia? Da mesma forma, você deve receber as crianças.
Infelizmente poucas são as igrejas que se lembram das crianças como é necessário. Elas se encontram desprezadas, colocadas ao lado. Disse um grande estadista americano: “A nação que se esquece dos pequeninos, hipoteca o seu futuro”. Podemos aplicar estas palavras a igreja.
A igreja que esquece as suas crianças (e todas as crianças do bairro onde está localizada são potencialmente suas), que não faz nada para ganhá-las, que as contempla com indiferença em suas pobrezas, abandono e ignorância no nome do Senhor, hipoteca incessantemente o seu futuro.
Quando a igreja quiser jovens não os terá, porque se esqueceu deles quando ainda eram crianças. Quando quiser homens maduros, firmes, fundamentais para a obra, também não os terá porque não os ganharam quando crianças.
As crianças gostam de ir a igreja evangélica quando lhes proporcionam um ambiente agradável, quando são tratadas com interesse e verdadeiro amor. As crianças não se deixam enganar com um profissional por isso, é necessário que demonstremos amor pelo que elas são, a fim de que se sintam atraídas à casa de Deus.
Não devemos nos conformar, enquanto não vermos os bancos da igreja repletos de cabecinhas inquietas e de olhares indagadores, embora façam barulho nos cultos. Jesus disse: “Deixai vir a mim os pequeninos, não os impeçais”.
Passemos, pois aos pontos mais importantes desta lição, que deve ser olhada com máximo de carinho pelos que estudam.
Lembrando sempre que: “nossa responsabilidade é instruir devidamente a criança, e o Espírito Santo é quem opera a regeneração”.
I. EVANGELISMO INFANTIL

1. A finalidade do Evangelismo Infantil

São três as finalidades do Evangelismo Infantil.
a) Salvação – é a sua principal finalidade. Nenhum evangelista de crianças, deve estar satisfeito, enquanto não conseguir a conversão da criança a qual ele evangeliza. Deve orar e trabalhar com esse propósito.
b) Crescimento Espiritual – as crianças devem ser edificadas na fé do Senhor. Não adianta ganhá-las e abandona-las; temos que fortalecê-las para resistirem as tentações e serem fiéis até o fim.
c) Serviço – prepará-las para servir. É necessário que todo o cristão seja ensinado a recolher seu dever e fazer alguma coisa na obra do Senhor porque somente assim a igreja poderá cumprir sua missão de evangelizar o mundo (Mateus 18:14).

2. Evangelismo Infantil e suas bases na Bíblia

O evangelismo infantil tem suas bases na palavra de Deus. No Novo Testamento nós vimos que as crianças eram conhecedoras das coisas mais necessárias.
a) Páscoas – Dt. 12:28
b) Os mandamentos – II Rs. 23:02 / II Cr. 20:13 / Dt. 6:7
c) As crianças se faziam presente em reuniões de arrependimento – Es. 10:01.
Devemos fazer tudo para que a nossa geração receba o conhecimento do Senhor Jesus a fim de não caminharem nas trevas como milhões e milhões.

3. O valor da alma

Nas escrituras é dado um grande valor da alma de uma criança, Mt. 18:5 diz: “Qualquer que receber um meu nome o menino tal como este, a mim recebe”. E Mc. 8:37; 9:37 acrescenta: “Receba não a mim, mas o que me enviou’”.
Salva uma criança para Cristo é salvar uma alma e uma vida, enquanto ganhar um adulto é salvar uma, somente uma alma.

4. O plano de Deus neste trabalho

É o texto base da evangelização de crianças. Jesus solucionou a questão da idade em que a criança deve ser evangelizada. Ele usou uma criança como exemplo. E em Mc. 9:36, esclarece que a criança era bem pequena, pois Jesus tomou-a em seus braços (não teria mais de 6 anos). Mt. 18:6 resolve o problema de quando as crianças podem crer. O ensino considerado a idade em que as crianças podem ser evangelizadas, requer a evangelização pelos pais no lar. A criança deve ser evangelizada no lar entre 3 a 4 anos de idade.
II. A ARTE DE ENSINAR JOVENS E ADOLESCENTES

Ensinar é proporcionar mudança de comportamento através de um despertamento da mente do aluno, guiando-o no processo de aprendizagem.
O ensino bíblico é sem dúvida, um meio eficaz de promover educação e instrução, visando prioritariamente, o coração e o intelecto do aluno. Entretanto, de acordo com o escritor da carta aos hebreus, o ensino da palavra atinge o coração e a mente: “Porei nos seus corações as minhas leis, e sobre as suas mentes as inscreverei”. Hb.10.16

III. O PROFESSOR EFICAZ

Ser um professor da Escola Bíblica Dominical é um privilégio, visto ser ele integrante do corpo docente da melhor escola do mundo. Seu trabalho é de fundamental importância, uma vez que a convivência com os alunos o torna mais chegado a eles do que qualquer outro obreiro na igreja, até mesmo o pastor, deixando-os a vontade para compartilhar seus problemas, dúvidas e necessidades. Por isso, o professor deve ser alguém preparado espiritual e intelectualmente, que tenha responsabilidade e saiba honrar sua missão.

1. O perfil do professor

O desenvolvimento de um grupo dependerá do seu líder. Um grupo sem liderança não se desenvolve, faz tudo e não faz nada; há desencontros, desentendimentos, aborrecimentos, etc...
O grupo precisa de um líder bem qualificado, principalmente se ele é formado por adolescentes. É certo que a experiência se adquire através da vivência, de prática com o grupo, porém as qualificações morais e espirituais do líder, que representam o aspecto mais importante, independe dessa prática.

2. Um bom professor

Tem liderança
É espiritual
Cuida da sua aparência pessoal
Não improvisa
Pensa nos mínimos detalhes
Não desanima diante de opinião de pessoas que fazem oposição ao trabalho

3. O Professor Capacitado para o exercício da sua função

É de fundamental importância que o professor tenha convicção que é vocacionado para ensinar e, sobretudo, chamado por Deus para esse honroso trabalho, bem como tenha consciência de que ensina por amor e gratidão a Deus e também em obediência. Além do mais, é importante ter consciência de que ensina adolescentes. Seu aluno não é mais uma criança, também não é um adulto, mas um ser que sofre as conseqüências de um processo de transformação em relação ao corpo, a idéias, emoções e comportamentos.
O professor de adolescentes só estará apto para o exercício da sua função se procurar conhecer o adolescente em profundidade. Por isso, é imprescindível que o mesmo desenvolva as seguintes habilidades:

Ler e pesquisar sobre o assunto
Participar de cursos e treinamentos
Procurar ouvir o adolescente
Ser sensível as necessidades do adolescente, seu processo de mudança, sua vivência na fé e sua experiência com Deus

4. Relacionamento: Professor x Aluno

É fundamental atentarmos para a importância do aluno na Escola Bíblica Dominical, principalmente quando se trata do adolescente. Não devemos esquecer que o aluno é elemento chave de uma escola. É a matéria-prima, a escola só existe por causa do aluno.
Ensinar adolescentes tem sido um dos grandes desafios para muitos professores, tornando-o muitas vezes menos apreciável. Alguns chegam a chamá-los de “aborrecentes”.
Porém, se o professor procurar chegar-se ao adolescente compreendendo o seu processo mutativo, amando-o e se dedicando a ele, sem dúvida, descobrirá que possui os melhores alunos do mundo. 
Se o professor deseja ter um bom relacionamento com os seus alunos deve:
a) Saber ouvir os membros do grupo
b) Facilitar a integração do grupo
c) Não ser intransigente ou repressor
d) Estabelecer limites para o grupo
e) Não marginalizar ou rejeitar alguém do grupo
f) Agir de acordo com suas palavras
g) Não usar o grupo para os seus interesses pessoais
h) Evitar descarregar os seus problemas no grupo
i) Ser sincero com o grupo

IV. COMO LEVAR AS CRIANÇAS A CRISTO

Podemos ganhar crianças para Cristo em qualquer situação, lugar ou hora, mas devemos seguir alguns passos para que elas entendam o que estamos fazendo.
Mostrar-lhes suas necessidades de salvação – Rm. 3:23; Is. 53:6; Sm. 53:6
Apontar-lhes o caminho da salvação, Cristo o Filho de Deus, o crucificado em nosso lugar, ressurreto entre os mortos – I Cr. 15:3,4
Leva-las a receber o presente da salvação – Jo. 1:12; Ef. 2:8,9
Mostrar-lhe a segurança da salvação – Jo. 3:36
Métodos a serem usados para levar a criança a cristo

É muito importante apresentarmos o evangelho as crianças de maneira simples e clara, “O Livro Sem Palavras” pode nos ajudar muito neste sentido. Ele tem sido um dos métodos mais simples e eficientes para levar crianças a Cristo. A mensagem da salvação é anunciada através de cinco cores diferentes, as quais, resumidamente, esboçamos aqui:

1ª página – Dourada – Comece por esta página para falar sobre o céu – lugar que Deus, em seu grande amor para nós preparou.
2ª página – Preta – Mostre que o nosso pecado nos impede de ir até lá.
3ª página – vermelha – Fale sobre o sangue de Cristo derramado.
4ª página – Branca – Use esta página para levar a criança a uma decisão de aceitação ao lado de Cristo.
5ª página – Verde – Esta página fala da nova vida e nossa certeza de salvação.

Outro método é a dramatização com os próprios alunos, os fantoches e os bonequinhos desenhados no quadro enquanto se conta a história para isso é preciso muita destreza para que não se demore muito a desenhar, dando ênfase a história, e não fique em frente dos desenhos cobrindo a visão das crianças. As crianças menores gostam muito destes três métodos. Porém existe uma coisa que se não pode esquecer durante o desenvolvimento da história:
O amor de Deus
Cristo seu filho
Nosso pecado
A morte de Cristo em nosso lugar
O presente da salvação

Obs: Estas verdades acima citadas são para crianças não salvas. Agora vamos citar as que devem ser incluídas em lições para as crianças já salvas:
Crescimento espiritual
Santificação
Testemunho
Vida eterna, etc...
             
V. RECURSOS DIDÁTICOS

1. A expressão “Recursos Didáticos” pode ser interpretada como ajuda ou auxílio que torna o ensino mais eficiente.
Antes de abordarmos o assunto Recursos Didáticos com mais detalhes, queremos que você conserve em mente as qualidades indispensáveis ao bom professor, sem as quais os melhores recursos didáticos serão de pouco ou nenhum efeito. Sendo eles:
Ter Jesus Cristo como Salvador e Senhor de sua vida.
Ter amor e interesse pelas crianças.
Ter boa comunicação.
Ser organizado.
Praticar o que ensina.
Ter o domínio da matéria, saber o que vai ensinar.

2. Recursos à disposição

O Professor – Você mesmo!
a) A voz – a voz do professor deve ser agradável, bem audível, a mais perfeita dicção possível. Linguagem simples correta e compreensível. A voz humana é um dos mais ricos e versáteis dos instrumentos, sendo capaz das mais perfeitas imitações de outras vozes humanas, de animais e aves, bem como dos mais variados sons.
b) Gestos – gestos auxiliam e enriquecem uma narrativa. Devem ser simples, harmoniosos, variados e oportunos.
c) Os conhecimentos – é indispensável conhecer a criança a quem se ensina, a matéria a ser ensinada, os objetivos propostos, e a matéria como se vai ensinar. Com tais conhecimentos é possível ensinar e obter resultados positivos.

3. Como Jesus usava seu material de ensino

Fontes
a) As Escrituras Sagradas:
Deuteronômio 8.3-9; Mateus 4.4.
b) O Mundo Natural:
Mateus 13.24 a 30.
c) A fazeres Comuns:
Mateus 13.3 a 23.
João 2.6.
Lucas 15.8.

4. Recursos que Jesus usou para falar sobre ele
João 14:6
João 10:11
João 8:12
João 6:35
João 15:1
João 10:19

“Ele encontrou, nos fatos comuns da vida, inspiração para os temas mais profundos e inspiradores que já empolgaram o coração humano”.

5. Recursos audiovisuais

É reconhecido há muito tempo, o valor dos recursos audiovisuais para o ensino, em qualquer tipo e nível. Seu uso oferece inúmeras vantagens para os professores dentre eles, destacamos:
Enriquece a experiência sensorial, base da aprendizagem.
Materializa conceitos, economizando tempo e palavras.
Dá informações.
Estimula a imaginação.
Facilita a compreensão e afixação da aprendizagem.
Desperta a atenção e mantém o interesse.
Traz o remoto no tempo.
Estimula a discussão.
Incentiva a ação.
Serve do roteiro para o professor.

Apesar de todas essas vantagens, eles não são substitutos, nem alternativas para o ensino. Seu uso é apenas um auxílio, para tornar o ensino mais compreensivo, interessante e duradouro.
Variam, desde a exibição de uma gravura acompanhada de explicação pelo professor, até o mais moderno equipamento eletrônico.
6. A escolha

Fazer uma boa escolha, optando pelos recursos que realmente contribuirão para um ensino mais eficiente as crianças e demais pessoas envolvidas no plano de ensino exige muito critério, estudo e oração.

a) A escolha de um recurso didático depende:
Do aluno
Do tipo de assunto
Dos propósitos ou objetivos a serem atingidos
Do tamanho do grupo
Da habilidade do professor
Da atitude do professor
Da habilidade da faixa etária
Do tempo disponível
Do meio ambiente
Do custo em tempo, energia e dinheiro

7. Avaliação
É sempre de grande valor avaliar a reação do grupo com relação ao audiovisual usado, bem como o próprio audiovisual. Com relação a este aplique o seguinte teste:
Ilustrou convenientemente o assunto?
Despertou e manteve o interesse do grupo?
Houve participação do grupo?
Atingir o objetivo para qual foi usado?
Contribuiu para a compreensão e fixação da aprendizagem?

8. Vantagens de recursos audiovisuais

O visual pose fazer num instante o que a palavra não pode. Ele ilustra e esclarece detalhes num momento. É por isso que os visuais devidamente preparados e apropriados são instrumentos importantes na educação cristã. Eles tornam o aprendizado mais fácil e mais completo porque ajudam o aluno a entender melhor as verdades especiais ensinadas.
Está provado que quanto maior for o número de sentidos envolvidos na aprendizagem, maiores são os resultados. 
           
a) Aprendemos:
1% através do paladar
15% através do tato
35% através do olfato
11% através da audição
83% através da visão
           
b) Retemos:
10% do que lemos
20% do que escutamos
30% do que vemos
50% do que vemos e escutamos
70% do que ouvimos e logo discutimos
90% do que ouvimos e logo realizamos


Métodos de Ensino Dados retidos depois
de 03 horas Dados retidos depois
de 03 dias

Oral 70% 10%
Visual 70% 20%
Oral E Visual 85% 65%

9. Recursos audiovisuais para você fazer e utilizar

É impossível apresentar a grande variedade de recursos audiovisuais que podem ser úteis para as experiências de ensino – aprendizagem, contudo achamos indispensável incluir algumas informações de como fazer certos recursos audiovisuais, e ainda outros que deverão ser adquiridos: 
Quadro negro ou branco
Flanelógrafo
Mapas
Fantoches
Álbum seriado e quadros de pregas
Suporte para figuras
Objetos
Cartaz
Desenhos
Monitor e figuras
Retroprojetor
Mural
Arquivo de figuras etc...

10. Sugestões de recursos

a) Suporte para figuras
Um bom suporte para figuras poderá ser feito com facilidade. Trace em um pedaço de papelão duas figuras iguais ao modelo. O tamanho varia de acordo com as necessidades:

Recorte as duas partes desenhadas. 
Una as duas partes, deixando um pequeno espaço entre ambas, usando para isso duas tiras de papel grosso ou tecido ou cola. Cole uma tira de cada lado do suporte. Corte as sobras das tiras. 
O suporte estará para ser utilizado. Para ser mais durável, substitua o papelão por madeira fina e as tiras e cola, por dobradiças. Assim poderá fechá-lo para guardar. 

b) Monitor de figuras
Em uma caixa de papelão, faça uma abertura como um monitor de televisão.








Para fazer o suporte, da figuras: usar canos de PVC ou cabo de vassoura. Com o papel Kraft ou qualquer outro que tiver disponível, faça o rolo, onde serão colocadas as figuras da história a ser apresentada.  
OBS: fazer 2 (dois) furos em cada lateral do monitor para manuseio das figuras.

c) Caixa de espiar

Para confecciona-la utilize uma caixa de papelão (sapato) encapada, com tampa. Faça um recorte em cima da tampa, o suficiente para dar claridade dentro da caixa, e cubra com papel celofane colorido. No lado oposto, faça um furo na caixa para “espiar”.

d) Arquivo de figuras

Para fazer um arquivo de figuras bem prático, vamos precisar de envelopes grandes tamanho ofício ou maior.
Abrir uma das laterais dos envelopes com estiletes, junte-os colando um a um só no meio. Depois junte todas as laterais não cortadas com uma fita larga. Para capa use papel carmim ou cartaz e decore.

VI. PREPARO DA LIÇÃO

Primeiro passo: oração, leitura e Meditação. Professor ore por você mesmo, por sua classe e por seus alunos. Peça uma sabedoria especial a Deus para comunicar sua palavra. A seguir leia o texto bíblico cuidadosamente, para que ensine fielmente o que a Bíblia diz. Enquanto lê, faça pergunta do texto como:
a) Quem está envolvido nesta história?
b) Como era aquela pessoa?
c) O que esta lição ensina sobre Deus? – Esta lição é muito importante pois quanto mais as crianças aprenderem sobre Deus, desejam mais viver para ele.
d) Medite: o que Deus quer me ensinar nesta lição? – Deixe Deus falar com você primeiro.
e) Ao ministrar esta lição que versos posso ler para as crianças diretamente da Bíblia?
f) Como esta lição vai dar continuidade ao que já ensinei anteriormente.

Se você tem seus compromissos com a evangelização no final de semana comece a preparar no inicio, estudando sua lição na segunda feira e todos os dias prepare um pouco até chegar o momento do trabalho.
Nunca deixe de conhecer através de um dicionário, as palavras difíceis e transforma-las fáceis (usar sinônimos), a fim de que as crianças entendem o vocabulário e a lição. 
Permita que o Senhor fale ao seu próprio coração através da lição. Se ela se apresentar precisa para você, por certo falará ao coração do seu aluno.

1. Escolha seu alvo principal

Ao preparar a lição, o professor evangelista deve resolver qual será o seu alvo, pedindo a direção do Espírito Santo (seja bem sensível a Ele) que conhece as necessidades espirituais das  crianças. Mesmo que o alvo principal seja para crianças salva, deve-se incluir ensinos para crianças não salvas e vice-versa.
Obs: Ao selecionar o ensino tenha em mente: é melhor ensinar claramente uma só verdade, do que tentar vinte pontos que a criança não lembrará.
Tenha ainda o cuidado de ensinar a Palavra de Deus e não um texto preparado. Refira-se a Bíblia dizendo: “A Bíblia diz...”. Use também um a linguagem sadia, tome cuidado com gírias ou com vícios de linguagem como “então, crianças, vocês sabem, né, aí, etc.”.

2. Submeta tudo a Deus

A medida que for preparando, vá orando. Peça que Deus abra os olhos para converter alguém para Deus. At. 26:18 “Que as crianças estejam prontas para ouvir”, Tg. 1:19. “Que transbordem no conhecimento” Cl. 1:19.

3. Prepare os visuais de antemão

Para maior compreensão da lição, adquira visual. Na medida do possível, varie semanalmente seus visuais.

4. Treine a voz

Momento de emoção, momento de tristeza, momento de alegria, etc.

5. Treine a lição

Aproprie-se de tudo que já tem: esboço, ensino, visuais, etc... e vá para um lugar a parte treine sua lição do inicio ao fim em voz alta.
O primeiro benefício disso diz respeito ao tempo. Uma boa lição pode ser dada em 15 ou 20 minutos.

6. Como narrar uma história

Há quatro componentes de toda boa história:
a) Introdução: apresenta-se o caráter principal, a cena é uma idéia do que se segue. Existe uma coisa que é sempre bom lembrar, é hora de captar a atenção.
b) Enredo: é o desenrolar. Deve ser claro e lógico para adultos e psicológico para as crianças.
c) Clímax: é o ponto culminante que determina o resultado na luta. È a parte que se define o tema da história.
d) Conclusão: deve ser curta, simples e satisfatória, deve conter em si a moral da história, que o bem é recompensado e o mal é castigado.

7. Relatando a história

a) Falar claramente, com confiança, imaginação, sentimento e entusiasmo, esquecendo-se de si mesmo.
b) Desenvolver continuamente a ação da história, porém não com tanta rapidez.
c) Fazer uma pausa de vez em quando, para maior efeito, porém, tudo de maneira natural.
d) Dramatize-as com tom de voz, olhares, expressões facial, usando gestos para ilustrar objetos, movimentos, grandezas, e etc .
e) Olhar diretamente seus alunos, não se distrair olhando para fora.
f) Adaptar seu vocabulário aos seus alunos.
g) Não dizer: “esqueci-me de dizer...”
h) Não afastar-se da verdade.
i) Ser dirigido por Deus na aplicação, recorde que muitas vezes, quanto mais breve é a aplicação, mais força tem. Se sente que é hora para um momento de consagração, ou arrependimento, não deixe para depois.

8. Um esboço para seguir

Depois de estudar e ter em mente os fatos e lições espirituais, faça um esboço. O esboço ajuda o professor a seguir uma ordem lógica e dá segurança ao ministrar sua lição.
Se, eventualmente o professor se perder, poderá receber direção no esboço e seguir adiante.
O esboço pode ser dividido em quatro partes.
Começo – Deve ser envolvente
Andamento – Use frases curtas em ordem lógicas dos acontecimentos.
Clímax – É o ponto mais interessante da história.
Conclusão – É o desfecho da história que deve ser breve.
Na conclusão também podemos fazer o convite para aquelas crianças que não são salvas e que desejam aceitar a Cristo como Salvador.

VII. Os cânticos e o seu valor no trabalho

A Bíblia está cheia de convites ao louvor e adoração a Deus, (Ef. 1:3-14, Sl.92:1; Sl.33:2-3). Pela palavra, sabe-se que o louvor deve alcançar todo lugar e todas as faixas etárias.
Toda criança gosta de cantar e Jesus disse: “Da boca dos pequeninos e crianças tirastes o perfeito louvor”, Mt.21:16.
Através dos cânticos, as crianças aprendem a adorar a Deus, a louva-lo; e as verdades bíblicas são ensinadas. Cria-se um ambiente e alegre e de participação. As crianças irão por toda parte levando a mensagem Bíblica.

1. Como escolher os cânticos

Com antecedência
Que tenham uma mensagem espiritual
A mensagem deve reforçar o ensino da lição Bíblica do dia
A letra deve ser clara e fácil
A música também deve ser apropriada às crianças
Escolha cântico para as diversas partes da aula: Período de oração, missão, oferta e outros.

2. Como Ensinar os cânticos

Escreva o cântico no quadro negro
Escreva-os em cartazes
Figura no flanelógrafo
Numa folha de cartolina
Com gestos elas gostam muito
Sempre quando possível, deve haver um instrumento para acompanhar.

Ore pelos cânticos para que Deus os use na vida das crianças. Ensine as crianças a expressarem sua adoração a Deus através do cântico.
Não permita que cantem errado. Seja bem alegre ao cantar com as crianças e não saia do ritmo.

VIII. PERÍODO DE ORAÇÃO

Em nossas classes com crianças, devemos procurar ser bem sucedidos no que diz respeito ao período de oração. Através deste período, as crianças são motivadas:
A reconhecer a presença de Deus na classe.
Buscar sua benção para o trabalho
Orar em voz alta e sem inibições

1. Ajudando a criança salva a orar em publico

b) Escolha entre as crianças salvas, aquelas mais desinibidas e que falam melhor, para iniciarem o período, a fim de que outros venham a segui-las.
c) Peça-lhes que orem por coisas definidas
d) Em cada aula, explique um aspecto da oração
e) Quando o período de oração tiver como aspecto principal do dia a petição, explique sobre as possíveis respostas de oração: Sim. Não espere!

2. Memorização Bíblica

a) Sua importância
b) Como ensinar os versículos
c) Métodos para que a memorização se torne mais fácil e interessante



3. O convite

Após termos apresentado o Senhor Jesus às crianças, devemos convida-las a se apropriarem d’Ele como seu Salvador.
Quanto ao convite, devemos considerar os seguintes pontos:
a) Deve ser claro – a criança deve entender exatamente o que se quer que ela faça e porquê.
b) Deve ser curto – não prolongue o tempo do convite. É muito importante falar a Deus, sobre aquele coraçãozinho, do que ficar insistindo com a criança. O Espírito Santo é fiel, e sabe o que fazer, como e quando fazer! – sejamos dependentes d’Ele.
c) Pode ser pessoal – não force a decisão. Enfatize a decisão da vontade: “Se você quiser”.
d) Pode ser feito de várias maneiras:
Peça que todas as crianças fiquem em atitudes de oração. As crianças que atenderem ao convite poderão orar silenciosamente. Após isto, você poderá pedir que aquelas crianças que oraram, levantem uma das mãos e imediatamente poderá ocorrer um aconselhamento em conjunto.
Peça às crianças que desejam receber a Cristo que venham à frente e leve-as a uma sala preparada onde serão aconselhadas em grupos ou individualmente.
Peça para que fiquem depois da aula para conversar com o professor que lhe mostrará pela Bíblia como ser salvo.

IX. O PROFESSOR EVANGELISTA DE CRIANÇAS

Para ser um bom professor precisamos ter as seguintes qualidades:
1. Qualidades espirituais:
Antes de tudo, o professor deve ser nascido de novo e ter a certeza da salvação. Ele tem que ser um verdadeiro convertido.
Ele deve dar um bom testemunho cristão.
Ele deve cuidar de sua vida devocional, especialmente a leitura da Bíblia e oração, ter seu tempo particular com Deus.
Ele depende em tudo do Espírito Santo.
Ele procura crescer na vida de santificação.
Ele deve ser perseverante.

2. Qualidades morais:
O bom professor deve ter genuína humildade, estando pronto a ouvir e respeitar as sugestões e idéias dos outros.
Ele deve ser fiel aos princípios da igreja.
Deve ser responsável, pontual, nunca se atrasando sem motivo realmente justo.

3. Qualidades Intelectuais
Ele se dedica ao estudo e a leitura, preparando bem sua aula
Possui cultura Bíblica e doutrinária em geral

4. Qualidades Sociais
Ama e compreende as crianças
Procura ser otimista e simpático
Tem entusiasmo pelo trabalho, esperando resultado na vida dos seus alunos.
É paciente e perseverante.

5. Qualidades Pessoais
Sua aparência
Sua confiança no Senhor
Expressão facial



Para saber:
Se você quiser adquirir 12 apostilas

clique no link abaixo:

COMPRAR

 POR APENAS 

 R$ 37,00




Esse material também pode lhe interessar:


Você não tem tempo ou fica enlouquecida gastando horas e horas tentando montar seus planos de aulas?


clique no link abaixo:

COMPRAR


DE R$ 297,00 

 POR APENAS 

R$ 97,00

 Você ira receber Atividades e Planejamentos de Aulas Anuais e para Todas as Disciplinas e ensinos. 



 

Conheça meus outros blogs e minha loja de arquivos

 educacionais:


Profa. Marcela Cris

http://professoramarcelacris.blogspot.com/

Nosso Espaço da Educação

http://wwwmarcelacristina.blogspot.com.br/

Loja Aulinha kids

https://aulinhakids.loja2.com.br/




Se você gostou dessa postagem, não saia sem comentar 






Postar um comentário

111 Comentários

  1. Oi tudo bem, Marcela. Paz do Senhor. Gostaria muito de baixar está apostila, não teria outra forma, pois da maneira que você informou tenho que me cadastrar e de verdade não gostaria de me cadastrar no momento, se possível me envie por e-mail: cacausantiago@gmai.com muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PODERIAM ENVIAR PRA MIM? amandanjo22@yahoo.com.br

      Excluir
    2. GOSTARIA DE RECEBR O MATRIAL merciamiss2012@gmail..com
      Deus continue abençoando

      Excluir
  2. Oi Cacau, vou mandar a apostila por email. Aguarde. Obrigada pela visita. Volte sempre. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marcela. Poderia por favor me enviar a apostila por e-mail? Sou nova no ministério infantil, gostaria de estudar. Agradeço. leylane14@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcela você poderia me enviar também por email, se sim meu email é nathanshurle@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcela você poderia também por email? se sim meu email é nathanshurle@gmail.com... desde já obrigado!!

    ResponderExcluir
  6. Posso sim! obrigada pela visita! volte sempre!

    ResponderExcluir
  7. gostaria desse material. pode mandar por email? giulliana.santos@hotmail.com. obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Marcela a paz do Senhor, não estou conseguindo baixar a apostila você poderia por favor me enviar por email: ray87.hr@gmail.com desde já agradeço

      Excluir
  8. olá marcela !
    seria possível me enviar essa apostila por e-mail?
    ( andy_celista@hotmail.com )

    Desde já muito obrigado aguardo contato.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Marcela tem como vc me encaminhar essa apostila por e-mail, pois não estou conseguindo baixar pelo link, grata por sua gentileza. (mcsm1075@gmail.com).

    ResponderExcluir
  10. Lindo trabalho estou iniciando no ministério infantil. Tenho um grupo de 40 crianças e adoraria passar este trabalho para ele. Se pode me judar ficarei grata. O email que vc poderá enviar é crysalme@ hotmail.com
    Que Deus te abençoe poderosamente na sua vida. Lindo trabalho.

    ResponderExcluir
  11. Olá gostaria de saber se você poderia enviar algumas apostilas e materiais referentes a ministério infantil para o meu email, sou novata e não tenho experiencias, se sim agradeço desde já...meu email è: ede90@curitiba.org.br Deus abençoe vc e seu ministerio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, gostaria de saber se tem a possibilidade de me mandar a apostila, pois estou com projetos novos para as crianças da minha igreja e acho que vai me ajudar muito. danniandreza95@gmail.com Obrigada, que Deus abençoe!

      Excluir
  12. Paz marcela gostaria que me enviasse a apostila por e-mail, pois tenho um grupo infantil e tenho a necessidade desse material que é muito bom que você tem. 12.leandro@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Shalom não to co seguindo baixa a apostila VC poderia m manda por email .vanuzaluma008@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. olá a paz do senhor poderia mandar pra mim não consigo baixa meu email é esse je_bianca93@hotmail.com muito obrigado Deus abençoe bjss.

    ResponderExcluir
  15. Obrigada pela visita!
    Aqueles que solicitaram a apostila eu enviei, exceto para aqueles que estão com o e-mail inexistente.
    Fiquem na paz :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oii, também gostaria, é tauaneuarth@hotmail.com, obrigada!!

      Excluir
    2. Acabei de enviar, Tauane! Obrigada pela visita.

      Excluir
  16. Bom dia, paz do Senhor! Vc poderia enviar a apostila pra mom por e-mail? grazieli.docinho@gmail.com
    Muito grata! Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  17. boa tarde, paz!
    meu nome e joyce.Vc poderia enviar a apostila pra mom por e-mail? joyce_machado2010@hotmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  18. Enviei, Joyce. Obrigada pela visita :)

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde, estou com projetos novos com as crianças da minha igreja e acho que essa apostila pode me ajudar muito. Você pode me mandar por email? Desde já agradeço, que Deus abençoe. danniandreza95@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Ola a paz do senhor, poderia me mandar por email: Lilia_souza018@hotmail.com.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Marcela, a paz do Senhor! Poderia me enviar esse material por email? se puder meu emeil é natty.ellen86@gmail.com . Desde já agradeço. Fique na paz!

    ResponderExcluir
  22. Oi a paz do senhor. Tem como você me manda esta apostila pq eu fico com as crianças na minha igreja ai eu quero passar coisas novas tem como você me manda por e-mail.
    paulinhalindinha103@gmail.com
    Agradeço desde ja

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde!
    A paz do Senhor,

    Teria como me enviar por e-mail, vamos começar um trabalho com crianças e preciso de materias. fmcontatos@gmail.com

    Deus abençoes

    ResponderExcluir
  24. Acabei de enviar, irmãos!!! ao chegar o e-mail me manda um ok para eu saber que chegou. Obrigada pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde! A paz do Senhor!
    Gostei muito da sua apostila para orientação de alunos, mande pra mim por email, por gentileza. Obrigada!!! spprojecao@outlook.com

    ResponderExcluir
  26. olá sou a Patricia figueiredo trabalho com crianças gostaria de sua apostila
    trabalho com ministerio infantil obrigada pati.sf@ig.com.br

    ResponderExcluir
  27. a paz do senhor sou claudia trabalho com ministerio infantil gostaria de estuda as sua apostila sera que voce poderia me envia no email claudia.magalhaes23@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. seria possível me enviar essa apostila por e-mail? eu nao consegui baixar.
    monica_ericeira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Roberta Motta17/06/2016, 15:12

    Olá Marcela boa tarde!
    Eu gostaria muito de baixar essas apostilas lindas e maravilhosas, minha igreja está crescendo ainda e precisamos capacitar nossos voluntários, mais não consigo baixar da forma que você explicou. Será que há possibilidade de me enviar por e-mail? robertasanto34@gmail.com , ficarei imensamente agradecida. Uma ótima tarde!

    ResponderExcluir
  30. Olá, gostaria de receber por email esta apostila seria possível? Desde ja agradeço.
    Graça e paz
    Eliana Franco

    ResponderExcluir
  31. Fui designada para estar a frente do ministério infantil da igreja em que congrego .Por favor se possível me envie a apostila por email.lidia.tales@outlook.com


    ResponderExcluir
  32. olá, como vai? gostaria de receber os materiais por email, podes me enviar as apostilas? todas tem conteudos muito atrativos e importantes para as crianças parabens pela sua dedicação,
    obrigada
    abraço
    fabiana@jfesquadrias.net.br

    ResponderExcluir
  33. boa noite, gostaria de receber as apostilas por e-mail, podes me passar? parabens pela sua dedicação, os conteúdos são atrativos para as crianças e importantes para um bom desenvolvimento espiritual
    aguardo
    grata
    abraço

    ResponderExcluir
  34. A PAZ GOSTARIA DE RECEBER POR EMAIL girlene-nl@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. a paz querida gostaria de receber a apostila do ministerio infantil meu imail é rosangelaevilen@gmail.com desde já agradeço Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  36. olá, seria possível enviar a apostila por e-mail? flipmarqueslopes@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. A paz gostaria de rever por email tbm
    juliananerydamottateixeira@gmail.com

    ResponderExcluir
  38. A paz do senhor! Não consigo baixar 🤔tem como me mandar alinepassos01@gmail.com obrigada!

    ResponderExcluir
  39. ola a paz do senhor gostei muito da apostila mas não consigo baixa . sera que pode enviar para me email ( luz_ana02@hotmail.com ) desde ja agradeço!!! Deus a Abençoe..

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde Marcela, a paz do Senhor!
    Poderia me enviar o material infantil por email?
    jujuponce@yahoo.com.br
    Obrigada! Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  41. Cecília Santiago14/02/2017, 23:45

    Olá Marcela, eu também gostaria muito de receber esta apostila, poderia enviar para o meu email? Cecisanta@gmail.com. Muito obrigada e que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  42. Paz do Senhor! Pode mandar pra mim a apostila? Mt lindo seu blog parabéns Deus abençoe
    deizi.santos90@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. Gostaria do material também por email.Iniciando os trabalhos na Evangelização Infantil.Deus abençoe!!! Obrigada!!!! Anne Tavares.Email: annetavareshow@gmail.com

    ResponderExcluir
  44. oi marcela poderia me enviar via email sou nova estou querendo estudar e gostaria de sua ajuda em materias visuais mas com o jeoito de dar a aulas
    obg que deus abencoe adrianareginacosta3@gmail.com

    ResponderExcluir
  45. BOA NOITE, VOCE TEM NO MATERIAL PAIS DA BIBLIA? PODE ME ENVIAR O QUE TEM ?
    a PAZ, EMAIL denise.asti@yahoocom.br

    ResponderExcluir
  46. BOA NOITE, VOCE TEM NO MATERIAL PAIS DA BIBLIA? PODE ME ENVIAR O QUE TEM ?
    a PAZ, EMAIL denise.asti@yahoocom.br

    ResponderExcluir
  47. ola poderia me mandar por email
    jaquelinetolesano@hotmail.com obgd

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde!!! Por favor pode enviar a apostila para meu email?
    socorrorocha77@hotmail.com
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde!!! Por favor pode enviar a apostila para meu email?
    socorrorocha77@hotmail.com
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  50. Boa noite! Por favor poderia me enviar o seu material via e-mail? Sou professora no ministerio infantil.

    Deus abençoe

    izavsantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  51. Olá, poderia me enviar por e-mail pois não estou conseguindo seguindo baixar. Deus lhe abençoe. Jheniffertonholi@gmail.com

    ResponderExcluir
  52. Paz. Tem como enviar por e-mail pois não estou conseguindo baixar. Jheniffertonholi@gmail.com

    ResponderExcluir
  53. Oi Marcela trabalho com os juniores e gostaria da apostilas por e-mail.elisandrabatatinha@gmail.com

    ResponderExcluir
  54. A paz você poderia enviar a apostila pra mim por email?É michellecume@hotmail.com Deus abençoe :)

    ResponderExcluir
  55. A paz do Senhor ,você poderia me enviar por email?é o michellecume@hotmail.com ,Deus abençoe a paz :)

    ResponderExcluir
  56. Oi Boa Tarde...
    Teria como me.enviar a apostila por e-mail?
    Carla_bc12@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. Olá boa noite, você poderia me enviar essa apostila por e-mail? bearamalho@gmail.com
    Desde já agradeço Beatriz

    ResponderExcluir
  58. Marcela Bom Dia.
    gostaria de Receber esta apostila por email se possível minha querida, desde já agradeço pela sua atenção.
    Deus a abençoe grandemente.
    Email: dayannezolin@gmail.com

    ResponderExcluir
  59. Vc poderia me mandar está apostila por e Marlei agradeceria obg

    ResponderExcluir
  60. Gostaria de pedir que me mandace a postila por e E-mail eu agradeço muito Daiane.b.mello21@gmail.com

    ResponderExcluir
  61. Vc pode me mandar a postila por E-mail agradeceria meu gmail é Daiane.b.mello21@gmail.com obg deis de já.

    ResponderExcluir
  62. A paz do Senhor, fiquei interessada nessa apostila, trabalho com crianças na minha igreja, vc poderia enviar para mim , por favor

    ResponderExcluir
  63. Aurenir Rosa
    E-mail:aurenirosa@gmail.com
    Envia pra mim por favor.

    ResponderExcluir
  64. Olá Marcela, se possível envia para meu email a apostila, desde já grata! e-mail:byankahakauanne@hotmail.com

    ResponderExcluir
  65. Bom dia, Marcela! Gostaria que me enviasse por e-mail também, por favor.


    Muito obrigada :)

    ResponderExcluir
  66. Graça e paz Marcela!
    Tem como enviar fatimajacomo@gmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  67. Oi amada,tem como você enviar por email, pois não consigo fazer uma conta no slide share.
    Meu email : fransouzza014@gmail.com

    ResponderExcluir
  68. Bom dia Marcela! Parabéns pelo lindo trabalho! Podes me enviar o material por e-mail? cari.demarco@hotmail.com
    Obrigada!
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  69. oi marcela me envie essa apostila pelo email pastordmilsoncampos@gmail.com Obrigada

    ResponderExcluir
  70. olá boa noite, gostei muito da apostila pro favor teria como voce enviar para mim por email, essa e outras mais que voce achar interessante. Grata.

    ResponderExcluir
  71. meu email dis.holanda@gmail.com

    ResponderExcluir
  72. Olá Marcela, tudo bem, me envie também por favor!MUITO OBRIGADA!bjs
    liz4mar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  73. Oi, Marcela. Poderia por favor me enviar a apostila por e-mail?muito obrigada que DEUS TI ABENÇOE. roselaine.bo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  74. Poderia me enviar esse material para o meu e-mail por gentileza. Agradecida meu e-mail é marcondesjuliana@hotmail.com

    ResponderExcluir
  75. OI boa noite a paz d senhor! vc pode me enviar essas apostilas por e-mail? rosanesantosdonascimento@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  76. Graca e paz Marcela me manda por e-mail
    Karolikaroline.bordo@gma

    ResponderExcluir
  77. OI GATINHA PODE ME MANDAR AS APOSTILAS POR E-MAIL NAO SO ESSA ALGUMAS POR FAVOR MEU E-MAIL É OLIVEIRAKETHLEN041@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  78. Olá vc poderia me enviar por e-mail por gentileza jaciaracoutinho3@gmail.com

    ResponderExcluir
  79. Bom dia! Amei a sua apostila.
    Pode me enviar por email(marciapibva@gmail.com)
    Desde já te agradeço!

    ResponderExcluir
  80. Bom dia! Amei a sua apostila.
    Pode me enviar por email(marciapibva@gmail.com)
    Desde já te agradeço!

    ResponderExcluir
  81. Bom dia! Tudo bem?
    Você pode me enviar está apostila, para marciapibva@gmail.com
    Desde já te agradeço!

    ResponderExcluir
  82. Paz do Senhor, irmãos. A apostila está no corpo da postagem para copiar e colar no word. Fiz dessa forma para facilitar para os irmãos. Obrigada pela visita ao blog :)

    ResponderExcluir
  83. Paz do Senhor vc poderiaenviar essaapostila pro meu e-mail por favor. Obrigada
    Que Deus abençoe seu trabalho

    ResponderExcluir
  84. Boa tarde! Vcs poderiam me enviar a apostila.
    Iucilene.nascimentocah9@gmail.com

    ResponderExcluir
  85. A paz do senhor poderia enviar essa apostilha pra mim.
    elaniacristina87@gmai.com desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  86. Oi boa tarde,meu nome é Daniela Martins,gostaria mt de sua ajuda nessa nova etapa de minha vida,se vc poder me enviar a apostila do ministério infantil evangélico pro meu email eu serei mt grata por sua ajuda neste momento.a paz e mt mt obrigada!

    ResponderExcluir
  87. Meu e-mail é danyll2martins@gmail.com

    ResponderExcluir
  88. boa tarde! você poderia me enviar por e-mail. cacalbio1@gmail.com

    ResponderExcluir
  89. Por favor me mande o material

    ResponderExcluir
  90. A PAZ DO SENHOR JESUS EXCELENTE,GOSTARIA QUE ENVIASSE PARA MIM, rejaneteixeira150@gmail.com

    ResponderExcluir
  91. Passo Senhor! Poderia me enviar o material por e-mail franciele.irenopdias@gmail.com. Deus abençoe grandemente 🙏🏻🙌

    ResponderExcluir