sexta-feira, 3 de maio de 2013

Painel e bolo - Dia do Pastor

Sugestões de painel e bolos para a comemoração do dia do Pastor


http://cidinhabezerra.blogspot.com.br/













Idéias retiradas da net

Sugestões de lembrancinhas para o dia do Pastor

Lembrancinha Dia do Pastor







Cartão para Dia do Pastor

A última folha é para prof. carimbar as mãos das criancinhas; antes de presentear o pastor da igreja com o cartão!







Nessa idéia na bandeirinha escreva Feliz dia do Pastor

Encontrados na net

Sugestões de material de apoio para evangelização infantil

Evangelização Infantil

MATERIAL DE APOIO


Apresentar a palavra de Deus aos pequeninos é um dos mais importantes deveres de todo cristão. Pais, educadores, professores de escolinhas bíblicas dominicais, todos devem se unir em torno deste que é o mais importante de todos os projetos de evangelização da igreja. Assim nós vamos perpetuar nossa fé em Deus, passar às nossas próximas gerações a benção que recebemos de gerações anteriores. E, principalmente, plantar na mente, no espírito e no coração de nossas crianças a força de uma fé que as acompanhará ao longo da vida. Lhes dará coragem, consolo, esperança na tribulação, certeza da vitória, gratidão a cada dia. A fé em Jesus Cristo salvará suas vidas e seus espíritos.


Passar este conhecimento às nossas crianças sempre com muito amor, paciência e carinho. Nada imposto à força. Há que se respeitar o tempo da criança, e o tempo que o Espírito Santo reservou para ela. Deixe que a criança se apaixone naturalmente por Jesus. Cada um tem sua hora para ser tocado pela graça de Deus.


E quanto mais cedo, melhor. Por isso, encontrar material de apoio em editoras especializadas pode ser de grande ajuda. Hoje encontramos no mercado diversos produtos voltados para a evangelização infantil que variam desde CDs para ninar bebês, livros de histórias, até Bíblias completas. Apresentamos aqui algumas sugestões de material de apoio.


Para bebês
CD Louvores Para Ninar. Este material publicado pela editora Aliança, próprio par aninar bebês, traz uma seleção de clássicos da adoração que foram transformados em verdadeiras canções de ninar, com arranjos que lembram o som harmonioso de uma caixinha de música.


Para crianças de até 5 anos
Minha Primeira Bíblia é um livro com páginas grossas com histórias infantis. Mais que um livro, um brinquedo que vem com uma alça e fecho que permite a criança carregar como uma maletinha. Próprio para crianças com até 5 anos.


Para crianças de até 7 anos
A Bíblia das Criancinhas é ideal para introduzir crianças de até 7 anos ao universo da Bíblia Sagrada. Reúne 65 narrativas, 22 do Antigo Testamento e 43 do Novo Testamento. As histórias são contadas em linguagem simples e atual, fazendo uma síntese da narrativa bíblica, em textos curtos que destacam os princípios e valores contidos em cada uma das passagens selecionadas. Com ilustrações supercoloridas, desenvolvidas para atrair a atenção da criança pequena. Em se tratanto de Bíblia para criança, esta é uma das mais populares.


Para crianças maiores de 8 anos
Livro Bíblia 365 Histórias Ilustradas é um clássico da literatura cristã com mais de 1 milhão de cópias vendidas. Foi publicado escrito original em inglês pela escritora Mary Batchelor.


Para jovens e adolescentes
Uma opção de Bíblia para jovens e adolescentes são Bíblias com seus textos integrais, porém sem as tradicionais capas sóbrias e “caretas”. Um exemplo é a Bíblia Smilinguido publicado pela editora Luz e Vida.
A Bíblia das Descobertas, publicada pela SBB, contém textos de apoios para o público adolescente. Esta Bíblia venceu o Prêmio Areté, a mais importante premiação do segmento religioso do mercado editorial brasileiro.
Para as meninas adolescentes e pré-adolescentes a sugestão é A Bíblia Garota de Fé publicada pela editora Mundo Cristão. Esta Bíblia fala a linguagem das meninas, trata dos problemas típicos da idade e apresenta a Palavra de Deus de forma atraente para elas. 


Evangelização de Crianças
Cabe aqui ainda recomendar o livro Infância, O Melhor Tempo Para Semear de Alexandra Guerra. Pedagoga, teologa e cristã, Alexandra é uma das maiores autoridades neste assunto, e neste ela livro cobre o tema com todo o cuidado e carinho que o tema merece.

Como se desenvolve o Ministério Infantil (departamento infantil)

Como se desenvolve o Ministério Infantil - 1ª Parte



Escola Bíblica: A função da escola bíblica é instrucional; apresentação dos personagens e das histórias bíblicas.

 Cinco Princípios Bíblicos para a Escola Bíblica 
1. Ser bem organizada e ter um objetivo
2. Deve ter um plano definido de estudo
3. Deve ensinar o básico do cristianismo
4. Os professores devem ser qualificados
5. Os professores devem se preparar e orar

.

 Atendimento
As escolas bíblicas atendem as crianças de 0 a 12 anos, divididas por idades e salas.

.
Berçário 1 – 0 a 06 meses
Berçário 2 – 07 a 12 meses
Maternal – 01 a 03 anos
Pré-Primários – 04 a 06 anos
Primários – 07 a 09 anos
Juniores – 09 a 12 anos
.

 Organização 
 Cada culto tem uma equipe diferente.
 Em cada culto há um líder responsável por todo o funcionamento, distribuição do material, cuidado dos voluntários.
 Voluntários; Ministram em sala de aula e ajudam na organização do material, distribuição, portaria, etc...
.

 Voluntários
Não devemos esquecer que o primeiro e mais importante recurso didático é o próprio professor.
.
1. A Voz: a voz do professor deve ser agradável, bem audível, a mais perfeita dicção possível. Linguagem simples, correta e compreensível. A voz humana é um dos mais ricos e versáteis, senão o mais rico e versátil dos instrumentos, sendo capaz das mais perfeitas imitações de outras vozes humanas, de animais e aves, bem como dos mais variados sons.
2. Os gestos: gestos auxiliam e enriquecem uma narrativa. Devem ser simples harmoniosas, variados e oportunos.
3. Os conhecimentos: é indispensável conhecer a criança a quem se ensina, a matéria a ser ensinada, os objetivos propostos e a maneira como se vai ensinar. Com tais conhecimento é possível ensinar e obter resultados positivos.
.
Dois pontos essenciais:
1. Atendimento Cordial – não falar mal do líder / saber escutar as pessoas
2. Auto-estima se constrói – falar sempre bem / trabalhar caráter
.

 Ambiente Físico
Local onde as crianças ficam deve ser sempre alegre, bem colorido e que as crianças se sintam bem.
.

 Preparação da Lição: (II Timóteo 2.5)
A arte de contar História
:: Como realizar a preparação de uma Lição Bíblica -

.

 Plano de Aula
:: Plano de aula para a Escola Bíblica -





Como se desenvolve o Ministério Infantil - 2ª Parte



Culto Infantil: A função do culto infantil é inspiracional: aplicação dos princípios e verdades bíblicos.

 Objetivos do Culto 
1. Levar as crianças a conhecer a Palavra de Deus
2. Convidá-las a corresponderem ao mover do Espírito Santo para aceitarem a Jesus.
3. Apresentar o evangelho às crianças de modo que elas possam entendê-lo.
4. Despertar o desejo por missões.
5. Ensina-las como orar e agir em um louvor congregacional.
6. Mostrar a importância de ajudar a obra de Deus e ser fiel nos dízimos e ofertas.
7. Ensinar como louvar a Deus (Mt 21:16)
.

 Cinco Pilares do Culto Infantil
As escolas bíblicas atendem as crianças de 0 a 12 anos, divididas por idades e salas.

.
1. Louvor e Adoração (Mt 21.15-16)
2. Participação ativa.
3. Programação que visa as necessidades das crianças.
4. Base Bíblica
5. Oração
.
1. Como Desenvolver os Pilares

.
1. Louvor - O que a música pode fazer:

a) Ensino (a música deve relacionar-se com o ensino)
b) Crianças participam
c) Estabelece o humor (diverte)
d) Celebra

.
- Música com Gestos – animação e atenção das crianças
- Música com CD
- Música cantada – “Eu preciso de Você”
- Música com Visual
.

2. Oferta - As crianças precisam aprender desde cedo o valor das ofertas e dízimos diante de Deus.
Este é um momento de aprendizado e obediência.
.
3. Programação que visa às necessidades das crianças / Base Bíblica

:: Dramatização – Método teatral de contar história.

a) Muda – ocorre quando um narra a história, enquanto os atores encenam o que ele está contando.
b) Falada – é a que ocorre quando os atores representam diálogos (nesta as cenas podem ser interrompidas pelo narrador, para trazer explicações e incentivo as crianças).
.

OBS: Vocês podem utilizar as próprias crianças para irem representar o que se está narrando.
.

:: Monólogo de Personagem – Usar alguém como se fosse da época. Narra a história na primeira pessoa. Pode ser um personagem humano, um objeto, um animal. Por exemplo: O peixe que comeu Jonas.

.

:: Objetos – São utilizados objetos (roupas, brinquedos, acessórios, etc) como dentro de uma mochila e a medida que a história for acontecendo se retiram os objetos e estes fazem parte da história (as crianças guardam muitas das coisas quando estas se relacionam com um objeto)

.

:: Bonecos e Fantoches – Neste recurso o interessante é utilizar uma pessoa contracenando com os bonecos e interagindo com as crianças. Tome cuidado, pois a maneira como se manuseia o boneco pode fazer com que a história se perca (movimentação da boca).

.

:: Programa de TV – Esse método se vale dos modelos de programas de TV e seus vários quadros e características. Seus quadros podem incluir: Entrevistas, apresentações musicais, coreografias, comerciais, fazendo com que as crianças aprendam a história através do desenrolar da história.

.

:: Mímicas – Conta-se um pedacinho da história em forma de mímica e depois comenta e pede explicações.

.

:: Material Concreto – Para crianças, só funciona o concreto se você contar a história dos 12 apóstolos e trouxer 12 pedrinhas. Cada uma delas se transformará verdadeiramente em apóstolo na mente infantil durante a narrativa. As crianças fixarão o conteúdo de forma mais aprofundada.

.

:: Plano da Salvação – Macacão colorido com as cores da salvação. Ou Livro sem palavras.

I. O céu (cor dourada)
II. O pecado (cor preta ou marrom/ escura, suja)
III. O sangue de Jesus (cor vermelha)
IV. A nova vida (cor branca)
V. Crescimento em Cristo (cor verde)
.

:: Desenho – Pode contar as histórias através de desenhos feitos em tempo real, através de perguntas, deixando as crianças montarem a história.

.

:: Outros – Flanelógrafos, visuais, retro projetor, filmes, desenhos animados, histórias cantadas, gincanas de perguntas bíblicas, etc.

.

I. Você, líder, precisa ser criativo, utilizar a Bíblia de uma forma atraente para as crianças.
II. Através de sua criatividade você pode criar vários métodos, basta colocar toda a sua mente para funcionar
.

:: Sugestões Finais – Como Começar um Programa Infantil:

a) Alvo em mente: excelência
b) Avalie a necessidade
c) Estabeleça uma visão
d) Faça orçamento e providencie recursos
e) Encontre líderes qualificados
f) Faça publicidade
g) Mostre a importância do programa e suas necessidades
h) Estabeleça prioridades
i) Aceite sugestões
j) Resuma a filosofia que defina o Ministério Infantil em uma frase: Ex: “Evangelizando para ensinar e Ensinado a Evangelizar”


Como se desenvolve o Ministério Infantil - 3ª Parte



Para Que Uma História?

“Quem não compreende pensa que é para divertir. Mas não é isso. É que elas têm o poder de transformar o cotidiano. Elas chamam as angústias pelos nomes e dizem o medo em canções. Com isto angustias e medos ficam mais mansos. Claro que são crianças, especialmente aquelas que moram dentro de nós, e têm medo da solidão...” (Rubens Alves).

 Porque fazer uso do conto:
.
A História é um dos eficientes meios de ensino;
.

Ela mantém o interesse da classe.
Torna claro e prático o alvo principal que se deseja focalizar.
É facilmente lembrada e ficará na memória da criança para futuras necessidades.
Sugere normas de comportamento sem que se diga “faça isso” ou “não faça aquilo”.
Ensina de modo interessante.
Desperta na criança a correta atitude mental em relação ás coisas de Deus, família, sociedade.
Toca o coração, fonte das emoções.
A criança deseja automaticamente imitar o “herói” da história sem que isso lhe seja suicidado.
O momento da história é de grande prazer.
E, principalmente, é o método que Jesus Cristo, o grande mestre, usou para ensinar.
.

 Mandamentos para contar histórias:
1. Ser um bom ouvinte
2. Ter domínio
3. Ter concentração
4. Ter “despudor”
5. Crer
6. Ter boa memória
7. Investigar
8. Ter um objetivo
9. Ser criativo
10. Amar
.
Contando a História: Toda história possui três momentos:

.


1. A Voz

A voz é um maravilhoso dom de Deus dado a nós. É o recurso por excelência do contador de história. Na narração, além de transmitir idéias, fornece o ambiente do conto. Com uma simples mudança de tom muda-se a cena, cria-se um clima de expectativa, representa-se diferentes personagens, etc...

.
Projeção da voz – a voz deve estar de tal modo bem colocada e projetada de forma que todos no auditório ouçam com clareza. Se necessário, use microfone. Mas lembre-se: apenas se necessário.
.
Ritmo da voz – O conto possui um ritmo natural que deve ser observado pelo contador; pausas, falas apressadas, sono, expectativa, etc. E é justamente esses aspectos que irão determinar o chamado “tempo psicológico do conto”. Varie o tom da voz e velocidade ao falar. Abaixando o tom de voz e falando devagar se chama à atenção para uma parte empolgante da história.
.
1. Use diálogos;
2. Fale pausada e audivelmente;
3. Use uma linguagem simples, adequada ao auditório.

.

Como relação as vozes de personagens ou mesmo onomatopéias, que possam aparecer no conto, vale dizer que serão muito bem-vindas, se bem executados. Do contrário, devem ser evitadas, pois podem acabar por confundir o ouvinte.
.

2. Cuidando da Voz 
Aqui apresentamos alguns exercícios que muito ajudarão no cuidado da voz.

.

:: ENROLAR E DESENROLAR – de pé, inspirar lentamente pelo nariz e expirar bruscamente pela boca. Dobrado o corpo para baixo e para frente. Voltar lentamente á posição inicial, mantendo o queixo no peito até o final do movimento.

.

:: CARETAS E SONS
- Dar beijocas
- Contrair os cantos da boca e manter os dentes cerrados
- Contrair os olhos e sobrancelhas, relaxando-os em seguida
- Entortar a face para esquerda e para direita
- Bocejar repetidamente, emitido sons
- Vibrar a língua com o som trrr.... como se fosse um telefone
- Vibrar os lábios e bochechar com o som brrr.....

.

:: RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA – deitado, de barriga para cima, colocar as mãos sobre o abdome. Inspirar pelo nariz e expirar pela boca percebendo o subir e descer da barriga. Mantendo a mesma posição, inspirar prendendo a respiração por alguns segundos, em seguida, expirar em “S” lentamente.

.

:: AS EXPRESSÕES
As expressões dizem muito. Às vezes, sem fala alguma, dizemos muito, apenas com gestos. As expressões são maneiras de exteriorizar sentimentos, pensamentos. Devemos estar atentos à linguagem do corpo. A face e as mãos são elementos fundamentais para se contar uma história. Os gestos e expressões realçam nosso ensino, torna o conto mais interessante. Por isso EVITE GESTOS INÚTEIS E EXAGERADOS, assim como a repetição continua do mesmo gesto.

Duas atitudes são de grande ajuda:

.

1. Tenha uma visão mental do conto. Situe-se nele. Observe seu desenvolvimento. De aos personagens características humanas: emoções, desejos e pensamentos.
2. Prepare o que vai dizer. Veja claramente em sua mente, colocando os acontecimentos em ordem lógica. Você não poderá contar uma história eficientemente se não viver para si mesmo. Dialogue com a história.
.





Recursos visuais - Livros do novo testamento e cartas de Paulo

 VISUAIS PARA ENSINAR OS LIVROS DO NOVO TESTAMENTO E FALAR DAS CARTAS DE PAULO


























Recurso visual - Ensinar sobre o culto doméstico

Culto doméstico

Clique nas imagens para ampliar



Quando a criança chegar na salinha, ela vai pegar as atividades a serem desenvolvidas na casa dela, durante a semana,idéias retiradas do livro 101 idéias para o culto doméstico.
Pegue caixas de fósforo daquelas grande, e faça casinhas de eva,e qdo aberta , retira a atividade de dentro da caixinha, cole aquele papel imantado atrás, e assim a casinha, gruda no painel de ferro.

Recurso visual - Luva de história: O Bom Pastor

LUVA DE HISTÓRIA - O BOM PASTOR

Confeccionado por: Stéphanie Paula


Luva de História - O Bom Pastor





fonte: Taty Amaral Ministério infantil




Brava Cursos Online com certificado.