LEIA A BÍBLIA

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Estudo bíblico para crianças - João 3:16



fonte: picasaweb.google.com/PRISCELLOS

História bíblica - Os 10 mandamentos


1- Objetivo: Ensinar às crianças que mandamentos são leis que devem ser obedecidos!




2- Quebra-Gelo: O que é um mandamento, ou uma lei? Dê exemplos.
3- Versículo para Memorizar: “Felizes os que guardam os mandamentos de Deus e lhe obedecem de todo o coração!” Salmos 119:2

4- Leitura da Bíblia: Êxodo 20:1-17
5- Mensagem: No Monte Sinai, o Senhor Deus deu a Moisés, alguns mandamentos, para ele entregar ao povo de Israel. Porque o povo precisava saber o que eles podiam fazer e o que eles não podiam fazer. Mandamentos são leis, e tem que ser obedecidos, se desobedecermos não seremos abençoados. Moisés ao receber os Dez mandamentos de Deus, desceu do Monte Sinai e falou para o povo tudo o que Deus ordenou para eles. Ele disse assim: Meu povo, eu, o SENHOR, sou o seu Deus. Eu o tirei do Egito, a terra onde você era escravo. Não adore outros deuses; adore somente a mim. Qualquer coisa que você adore, independente do seu nome, é o seu deus. Adorar alguma coisa é tratá-la como a melhor coisa na sua vida, o centro de todos os seus interesses. Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore, pois eu, o SENHOR, sou o seu Deus e não tolero outros deuses. Eu castigo aqueles que me odeiam, até os seus bisnetos e trinetos. Porém sou bondoso com aqueles que me amam e obedecem aos meus mandamentos e abençôo os seus descendentes por milhares de gerações. Não use o meu nome sem o respeito que ele merece; pois eu sou o SENHOR, o Deus de vocês, e castigo aqueles que desrespeitam o meu nome. Guarde o sábado, que é um dia santo. Faça todo o seu trabalho durante seis dias da semana; mas o sétimo dia da semana é o dia de descanso, dedicado a mim, o SENHOR, seu Deus. Não faça nenhum trabalho nesse dia, nem você, nem os seus filhos, nem as suas filhas, nem os seus escravos, nem as suas escravas, nem os seus animais, nem os estrangeiros que vivem na terra de vocês.
Em seis dias eu, o SENHOR, fiz o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles, mas no sétimo dia descansei. Foi por isso que eu, o SENHOR, abençoei o sábado e o separei para ser um dia santo. Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando. Não mate. Não cometa adultério. Não roube. Não dê testemunho falso contra ninguém. Não cobice a casa de outro homem. Não cobice a sua mulher, os seus escravos, o seu gado, os seus jumentos ou qualquer outra coisa que seja dele.
Vamos agora repetir os Dez mandamentos: (Líder, explique as palavras que as crianças não conhecem)
1- Não terás outros deuses. / 2- Não farás para ti imagem. / 3- Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.
4- Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. / 5- Honra a teu pai e a tua mãe. / 6- Não matarás. / 7- Não adulterarás. / 8- Não furtarás. / 9- Não dirás falso testemunho. / 10- Não cobiçarás.





6-Aplicação:
Senhor Deus deu 10 mandamentos ao povo de Israel. O que são mandamentos? Mandamentos são leis, são atitudes e comportamentos que devemos ter. Por exemplo, se um carro se aproxima do semáforo, e está vermelho, ele deve parar , porque a lei de trânsito diz que os carros têm que parar ao sinal vermelho. Se o carro passar, estará desobedecendo a lei, e corre o risco de bater em outro carro, ou atropelar uma pessoa, e poderá levar uma multa. Outro exemplo se você está na janela de um apartamento no 10º andar e pula, fatalmente você morrerá, porque essa é uma lei da natureza e que você tem de respeitar, porque o seu corpo não flutua no ar, se você desrespeitar essa lei, vai se machucar, ao cair de lugares altos, ou até morrer. Assim são as leis ou mandamentos de Deus para nós, devemos obedecer cada um deles! Obediência traz bênção!

7- Exercício de fixação: Sugestões: 1-Desenhe ou crie gestos com as crianças para representar cada mandamento. 2- Desenhe tábuas da lei, escreva os Dez Mandamentos, faça uma cópia para cada criança, e distribua. 3- Jogo: Escreva os 10 mandamentos em uma folha, enrole e passe dentro de um anel. Coloque as crianças em círculo, sentadas e vai passando o “rolo” dos mandamentos ao som de um cântico, ao parar a música, a criança que está com o “rolo” tem que falar o 1º mandamento, se acertar continua, se errar sai da roda, e vai assim, sucessivamente, mesmo quando acabar os mandamentos pode começar de novo, até sobrar uma criança apenas, que será a vencedora.


Atividades para colorir:




fonte: http://bloggerdatiadebora.blogspot.com.br/

Estudo para célula - Revisão:Moisés fere a Rocha, Os Dez Mandamentos e o Bezerro de Ouro”.

Título: “Revisão - Moisés fere a Rocha, Os Dez Mandamentos e o Bezerro de Ouro”.
1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2- Louvor / Adoração
3- Oferta: Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazias, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.
4- Pedidos de Oração: Líder ore junto com as nossas crianças pelo Projeto CMM (por recursos e voluntários para trabalhar nos projetos), pela Campanha de Josué (para levantar novos líderes de células de crianças) e pela Conferência Água Viva Kids agora em agosto.
5- Revisão das lições anteriores: Faça perguntas às crianças.
6- Objetivo: E levar as crianças a memorizarem as lições e ligarem uma à outra, levando-as a entenderem que a vida Cristã é uma caminhada de aprendizado.
7- Quebra-Gelo: Você é uma pessoa desconfiada? Por que você acha isso?
8- Versículo para Memorizar: "Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:" (Salmo 37.5).
9- Referência Bíblica: Êxodo 17:1 a 6; Êxodo 20:1-17; Êxodo 31:18 - 32:1-35.
10-Mensagem: Hoje é dia de revisão, vamos relembrar o que o Senhor nos ensinou neste mês, Moisés Fere a Rocha: primeiro aprendemos com Moisés que Deus supre todas as nossas necessidades, o povo de Israel estava com muita sede, pois o lugar onde estavam não tinha água e começaram a reclamar e o Senhor mandou Moisés tirar água da rocha para dar- lhes de beber. A água é muito importante para as nossas vidas, o nosso corpo precisa de água, se não, morreremos de sede e Deus sabe disso, por este motivo supriu a necessidade do povo. Agora o nosso espírito, também precisa de água, mas é uma água especial, diferente, esta água é espiritual, e somente Jesus pode nos dar. Esta água dá vida ao nosso espírito, nos dá paz, alegria e segurança. Pra sempre, esta água não acaba. Os Dez Mandamentos: O Senhor Deus deu 10 mandamentos ao povo de Israel. O que são mandamentos? Mandamentos são leis, são atitudes e comportamentos que devemos ter. O Povo de Israel precisava de leis para seguir, para que não desagradassem a Deus, então ele deu estas leis: 1- Não terás outros deuses. / 2- Não farás para ti imagem. / 3- Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão. 4- Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. / 5- Honra a teu pai e a tua mãe. / 6- Não matarás. / 7- Não adulterarás. / 8- Não furtarás. / 9- Não dirás falso testemunho. / 10- Não cobiçarás. Assim são as leis ou mandamentos de Deus para nós, devemos obedecer cada um deles! Obediência traz bênção!O Bezerro de Ouro: O povo de Israel cometeu um pecado muito grave, porque não deviam adorar imagem nenhuma, eles adoraram. Como Moisés demorava a descer do monte o povo achou que ele tinha morrido e por esse motivo resolveram fazer um deus para eles, mas quando Deus viu ficou muito bravo e queria destruí-los, mas Moisés intercedeu por eles. O povo desonrou a Deus, não reconhecendo que foi Ele quem os tirou do Egito, foram ingratos para com Ele! E por isso pereceram duramente! Adoraram a uma imagem, a um objeto de ouro, que não fala, não ouve, não tem sentimentos! Que loucura o povo de Israel cometeu! Devemos adorar somente a Deus, ao único e verdadeiro! Lembre-se nem podemos ficar dizendo que adoramos as pessoas ou coisas, pois adorar significa prestar culto, servir é isso devemos fazer somente a Deus.
11- Aplicação: O povo de Israel viu Deus suprir suas necessidades o tempo todo. Deus mandou Moisés tirar água da pedra quando eles tiveram sede, Deus enviou leis que são os Dez Mandamentos, para que eles soubessem como agir e não errassem e pudessem ser mais abençoados, mas o povo ainda não tinha entendido que deviam confiar em Deus em tudo e foi só Moisés demorar um pouco e eles fizeram um ídolo de ouro para adorarem como se fosse um deus, nós muitas vezes fazemos coisas parecidas quando não esperamos o milagre de Deus, murmuramos e depois procuramos em outras coisas a solução para o nosso problema e pecamos. Devemos depender o tempo todo de Deus e em tudo ele nos suprira. 
12- Atividade: Faça a brincadeira da cobra-cega, vende uma das crianças e peça para que ela ache outra criança da turma com o auxilio de um colega que vai dizendo mais para direita ou esquerda, mas antes de ir de duas voltas com ela. Ela terá que confiar no colega e obedecer as suas ordens para achar a outra criança.
13- Brincadeiras: PALAVRAS PROIBIDAS -O mestre escolhe alguém para entrevistar. Em 1 minuto de respostas, não pode falar: é, não, porque e nem repetir mais de 2 vezes a mesma palavra. Quem conseguir é o vencedor.
14- Comunhão / Encerramento











Para colorir: Moises e os Dez mandamentos

















Desenhos encontrados na net




História Bíblica - Profeta Ezequiel

Título: O Profeta Ezequiel - Vale de Ossos


1- Revisão da lição anterior: O Profeta Jeremias (Faça perguntas às crianças)
2- Objetivo: Ensinar às crianças que Deus, através de Jesus, trouxe vida ao nosso espírito!
Líder, explique às crianças que fomos criados com três partes: corpo, alma e espírito. O corpo é uma matéria que ocupa um lugar no espaço, nossa alma significa os nossos sentimentos, pensamentos e vontade e o espírito é a parte que se relaciona com Deus. As pessoas que não amam a Deus, têm o seu espírito morto. Quando aceitam Jesus como Senhor e Salvador, o seu espírito passa a ter vida.
3- Quebra-Gelo: Quantos ossos temos no corpo? (Aguarde respostas para depois dar a resposta certa).(resposta: 206) Qual é a importância dos ossos no nosso corpo? (resposta: para sustentar (senão, não conseguiríamos ficar de pé, nem sentados), proteger alguns órgãos como o coração, o crânio e o pulmão, e para se movimentar).
4- Versículo para Memorizar: “E estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça somos salvos”. Efésios 2:5 (delito= pecado)
5- Referência Bíblica: Ezequiel 37:1-14
6- Mensagem: O Senhor deu uma visão ao profeta Ezequiel, que disse: Eu senti a presença poderosa do SENHOR, e o seu Espírito me levou e me pôs no meio de um vale onde a terra estava coberta de ossos. Ele me levou para dar uma volta por todos os lugares do vale, e eu pude ver que havia muitos ossos, muitos mesmo, e estavam completamente secos. Então o Senhor me disse: — Homem mortal, será que esses ossos podem ter vida de novo? Eu respondi: — Senhor, meu Deus, só tu sabes se podem ou não. Ele disse: — Profetize para esses ossos. Diga a esses ossos secos que dêem atenção à mensagem do Senhor . Diga que eu, o Senhor Deus, estou lhes dizendo isto: “Eu porei respiração dentro de vocês e os farei viver de novo. Eu lhes darei tendões e músculos e os cobrirei de pele. Porei respiração dentro de vocês e os farei viver de novo. Aí vocês ficarão sabendo que eu sou o Senhor.” Então profetizei conforme a ordem que eu havia recebido. Enquanto eu falava, ouvi um barulho. Eram os ossos se ajuntando uns com os outros, cada um no seu próprio lugar. Enquanto eu olhava, os ossos se cobriram de tendões e músculos e depois de pele. Porém não havia respiração nos corpos. Então o Senhor me disse: — Homem mortal, profetize para o vento. Diga que o Senhor Deus está mandando que ele venha de todas as direções para soprar sobre esses corpos mortos a fim de que vivam de novo. Então profetizei conforme a ordem que eu havia recebido. A respiração entrou nos corpos, e eles viveram de novo e ficaram de pé. Havia tanta gente, que dava para formar um enorme exército. O Senhor me disse: — Homem mortal, o povo de Israel é como esses ossos. Dizem que estão secos, sem esperança e sem futuro. Por isso, profetize para o meu povo de Israel e diga-lhes que eu, o Senhor Deus, abrirei as sepulturas deles, e os tirarei para fora, e os levarei de volta para a terra de Israel. Eu vou abrir os túmulos onde o meu povo está sepultado e vou tirá-los para fora; aí ficarão sabendo que eu sou o Senhor. Porei a minha respiração neles, e os farei viver novamente, e os deixarei morar na sua própria terra. Aí ficarão sabendo que eu sou o Senhor. Prometi que faria isso e farei. Eu, o Senhor, falei.
7- Aplicação: Na época em que o profeta Ezequiel recebeu esta visão, o povo de Israel estava cativo, preso na Babilônia, e Deus sabia que os judeus estavam sem esperança desde que Jerusalém havia sido conquistada. E nesta visão o Senhor promete a libertação do povo e a volta para a sua terra. Assim como nós, antes de conhecermos Jesus tínhamos o nosso espírito morto, vivíamos sem esperança, mas Deus através de Jesus, nos deu vida e vamos morar com Ele para sempre nos céus!!
8- Atividade: Sugestões: 1-Desenho do vale de ossos e depois o que aconteceu com esses ossos. 2- Faça um desenho simples , para representar uma caveira, (desenhe um círculo representando o rosto e faça riscos representando tronco, braços e pernas e cole macarrão ou bolinhas de papel por cima.
9- Comunhão / Encerramento




História bíblica - Elias e a viúva de Sarepta

Título: “Revisão de: Elias e a Viúva de Serepta , Elias e Baal, Elias orou por chuva”.
1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2- Louvor / Adoração
3- Oferta: Líder não se esqueça de ensinar suas crianças a ofertar, se você não retira a oferta, está impedindo as crianças de obedecer ao Senhor.
4- Pedidos de Oração: Líder ore com as crianças pelos pedidos das células, use o caderno de oração e veja as que já foram respondidas e ensine as crianças a agradecer.
5- Revisão da lição anterior: “Páscoa” (Faça perguntas às crianças).
6- Objetivo: Neste mês ensinamos as crianças que Deus sempre faz tudo com propósito. Deus mostrou através da seca para Elias que Ele sempre supri as necessidade de seus filhos, para a viúva que Deus era com ela e com sua família, para o Rei Acabe e todo o povo de Israel que só existe um Deus verdadeiro que deve ser adorado. E entendemos o verdadeiro significado da Páscoa que é Jesus o Salvador.
7- Quebra-Gelo: O que você faz quando alguém pergunta se você é crente? Você disfarça ou fala que é Cristão? O que mais você faz?
8- Versículo para Memorizar: “Enquanto estava em Jerusalém, na festa da Páscoa, muitos viram os sinais milagrosos que Ele estava realizando e creram no seu nome.” ( João 2:23)
9- Referência Bíblica: 1 Reis 17; 1 Reis 18:17-39;1 Reis 18:41-45
10-Mensagem: Relembrando- Elias e a Viúva de Serepta:O Rei Acabegovernava Israel, mas foi o rei que mais pecou contra Deus, por esse motivo Deus levantou o profeta Elias para profetizar que não ia mais chover por alguns anos. Mas Deus não deixou Elias desamparado, mandou que ele ir para perto do riacho de Queribe para que não lhe faltasse água e mandou que os corvos lhe trouxessem pão e carne todos os dias de manhã e de tarde. Mas depois de algum tempo o riacho secou por falta da chuva e Deus mandou que Elias fosse para Serepta e ele obedeceu. Chegando aos portões da cidade de Serepta, Elias encontrou uma mulher viúva catado lenha e pediu água e quando ela ia buscar ele pediu também que trouxesse pão, mas ela disse que não tinha pão, só um pouquinho de farinha e azeite. Elias então disse para ela fazer um pão para ele e depois para ela e seu filho, pois não faltaria comida na sua casa até Deus fazer chover de novo e a farinha não acabou do pote e nem o azeite, mas passado um tempo o filho da viúva ficou muito doente e morreu e ela contou para Elias e perguntou se Deus estava bravo com ela, porque levou seu filho. Então Elias pegou o menino no colo levou ele para o quarto de cima da casa, colocou em uma cama e deitou-se sobre ele e por três vezes orou em alta voz a Deus pedindo que o menino vivesse e Deus ouviu a oração de Elias e o menino voltou a viver e a mulher creu que realmente Elias era homem de Deus. Elias e Baal: No terceiro ano da seca, Deus mandou Elias procurar o Rei Acabe porque Ele iria mandar chover. Então Elias saiu e encontrou Obadias administrador do Rei e fiel adorador de Deus e mandou que avisasse o Rei que ele estava ali. Obadias temeu pela vida de Elias e pela sua pois Jezabel tinha dado ordem para matar os profetas de Deus, mas Elias disse que não temesse. Obadias avisou o Rei que foi falar com Elias. Então Acabe falou que ele era um criador de problemas e Elias disse que quem criou problemas foram ele e o pai dele, pecando contra Deus. Elias disse: mande que quatrocentos e cinquenta profetas de Baal me encontre no Monte Carmelo e veremos quem é o Deus verdadeiro. Quando chegaram lá Elias mandou que fizessem dois altares e que os profetas de Ball oferecessem sacrifício ao seu deus, mas não colocassem fogo e os profetas de Ball oraram de manha até ao meio dia e Elias começou a zombar deles falando para eles gritarem mais alto, talvez o deus deles estava dormindo e não os ouviu e eles oraram mais alta mas nada aconteceu. Então Elias mandou que trouxessem água e colocassem sobre o sacrifício dele e em volta do sacrifício e orou e Deus mandou fogo que consumiu o sacrifício, a lenha, a água e o altar e todos caíram de joelhos a adoraram a Deus. Elias orou por chuva: Passado três anos da seca e depois que Elias havia enfrentado os profetas de Baal, Deus disse que iria mandar a chuva e então Elias falou para o Rei Acabe que fosse comer pois ele já estava ouvindo barulho de muita chuva. Depois disso foi para o monte Carmelo com seu ajudante e se colocou de joelhos com a cabeça no meio das pernas e pediu a seu ajudante que olhasse para o céu do lado do mar e o menino disse que não tinha visto nada, ela mandou sete vezes o menino olhar e na sétima vez o menino disse que estava vendo uma pequena nuvem do tamanho da mão de um homem, então Elias mandou que o menino avisasse o Rei Acabe que voltasse para casa por causa da chuva forte que viria. E logo os céus estavam cheios de nuvens escuras, o Rei entrou no carro e foi embora. O Espírito de Deus tomou a Elias e ele apertando os cintos correu a frente de Acabe, para que todos soubesse que foi pela oração do profeta que voltou a chover e todos adorassem a Deus por isso e não mais a Ball. E caiu uma chuva muito forte.
11- Aplicação: Temos muito para aprender com Elias, primeiro que nós somos o rebanho de Deus e, por isso, da mesma forma como Ele cuidou de Elias, cuidará de nós também. Porque Ele é um Deus provedor, que supre todas as nossas necessidades!Ele permite que as luta venham e nunca nós deixará só em meio as dificuldades. Através da historia de Elias e Ball, vemos que o fogo de Deus fez com que não só o Rei Acabe reconhecesse que só existe um Deus, mas todo o povo adorou e serviu somente ao Deus de Israel, nós também devemos buscar o fogo de Deus. Deus nos ensina também a termos fé, como ele fez na vida Elias que orou sete vezes e Deus fez o milagre acontecer e fará também em nossas vidas, na nossa família, na escola em Nome de Jesus.


12- Atividade: PENSA RÁPIDO
Os participantes formam uma roda. Quem estiver com a bola deverá dizer o nome de um participante e jogar a bola pra ele. Se ele não conseguir pegar a bola, ele é eliminado. Se conseguir pegar a bola, diz o nome de outra pessoa que dará seqüência à brincadeira, da onde sairá um vencedor. Quando na nossa vida não deixamos a bola cair, pensamos rápido cumprimos com o propósito de Deus para a nossa vida, também somos mais que vencedores.


13- Comunhão / Encerramento



Elias e a Viuva pobre- Atividades
























Recurso visual


Elías y la Viuda de Sarepta 1

Elías y la Viuda de Sarepta 3

Elías y la viuda de Sarepta 4

fonte: água viva kids
parvulines

Brava Cursos Online com certificado.