Siga meu blog :)

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Dia da Escola Bíblica Dominical - EBD


MOBILIZE A SUA IGREJA PARA O DIA DA ESCOLA DOMINICAL

Fonte: Tia Pri e Flávia Grégio


No 3º domingo de Setembro comemoramos o dia da escola dominical, quando as igrejas realizam eventos para conscientizar seus membros sobre a importância de se estudar a Palavra de Deus.
Com a crescente proliferação de seitas e heresias, fica cada vez mais importante a participação da igreja na Escola Dominical, a fim de que esteja preparada para identificar e refutar os falsos cristos e profetas que estão surgindo,querendo desviar o povo de Deus, conforme já profetizava Mateus, no capitulo 24. e versículo 24.
Muitas pessoas indicam varias desculpas parta não freqüentarem a Escola Dominical. Apesar de todas a objeções , muitos crentes sedentos do evangelho tem conseguido contorná-las e dirigir-se para a igreja todos os domingos pela manha juntamente com suas famílias.
Veja como organizar um grande evento de Escola Dominical!

Antes do Evento:
1. Veja qual foi a freqüência nos últimos trimestres. Elabore um cartaz com um gráfico e exponha em um lugar visível para todos. Acrescente nele uma meta: “vamos dobrar o numero de alunos no próximo ano”, “vamos crescer 20% a cada trimestre”.
2. Organize a campanha “freqüente a Escola Dominical”.
3. Mobilize todas as classes.
4. Faça uma propaganda maciça nos cultos á noite. Durante todo o mês de Setembro , convocando as pessoas para participarem da EBD. É possível que alguém tenha um testemunho interessante sobre como EBD teve papel importante em sua vida. Em cada culto noturno, uma das classes apresenta uma forma diferente de convidar as pessoas. Aproveite para distribuir panfletos convidando todos os membros para o evento.
5. Envie cartas para pessoas que não estão freqüentando a EBD. Convidando – as para retornar as classes.
6. Programe no inicio do mês. Visitas dos professores aos faltosos para estimulá-los a comparecer à EBD, principalmente no dia 15 de Setembro, quando haverá uma programação especial.As visitas devem ser acompanhadas pela secretaria da EBD, a fim de que seja montado um relatório onde o superintendente poderá acompanhar se a iniciativa está tendo sucesso.
Agora no dia do EVENTO:
1. Monte um bonito painel acima do púlpito da igreja. A respeito da Escola Dominical. Use o versículo – chave,“Transformai-vos pela renovação do vosso entendimento”,Rm 12.2 .
2. Faça também um painel de fotos, mostrando a EBD em outros anos. E não esqueça de fotografar todas as classes neste dia.
3. Peça par que os alunos venha um pouco mais cedo, para orar para que nada impeça que as pessoas convidadas venham para o evento.
4. organize um belo café da manhã para toda a igreja, ou, se preferir e sua igreja tiver condições faça um almoço após a EBD.
5. após o café , todos devem retornar para o templo , onde a EBD deve prosseguir normalmente. Durante a aula, os professores devem expressar satisfação pela presença de pessoas que não costumam freqüentar a EBD; distribuir cartões com mensagens do tipo:”Sua presença nos trouxe muita alegria. Participe conosco da Escola Dominical! Teremos imenso prazer em tê-lo conosco todos os domingos.
6. Reúna todos no templo, após o encerramento das classes , para um fechamento da lição . Convide um pastor ou professor ilustre para que fale sobre a importância de estudar a palavra de Deus.
7. Fale um pouco sobre a historia da EBD ,no Brasil e em sua igreja.
8. Apresentação, a) Convide jovens e/ou crianças para que apresentem um jogral. b) A classe de discipulado deve ter um oportunidade. Geralmente essa é uma das classes mais animadas e aplicadas da igrejas. c) Cada classe poderia elaborar um cartaz falando sobre a EBD.
9. Presentei com Medalhas, diplomas ou lembrancinhas diversas pessoas : aluno e professor mais assíduo; família com maior numero de freqüentadores da EBD; aluno e professor mais antigos; aluno mais idoso,(realce que não importa a idade , todos precisam freqüentar a EBD); aluno e professor mais dedicados; classe com maior percentual de freqüência ; classe com maior quantidade de ofertas etc. Repita isto todos os anos.
10. A superintendência devera apresentar um relatório sobre o crescimento da eD, nos últimos 12 meses e colocar novas metas para o próximos três meses , que culminara na gincana de natal . distribuas tarefas para que as classes se prepararem nos próximos três meses.
Após o EVENTO:

1. Envie cartas agradecendo a presença das pessoas que atenderam ao convite e estimule-as a continuar freqüentando . Fale a respeito da gincana.
2. Faça um balanço, no final do ano para verificar se a igreja conseguiu atingir a meta estipulada. Lance novos desafios para o ano seguinte , envolvendo também as congregações.
3. Divulgue o que mudou após o empenho da igreja para a todos a ultrapassar novos desafios.
4. Gincana de Natal – no último domingo do ano ( dia 29 de Dezembro), a EBD poderá realizar uma grande gincana para fechar o trimestre e o ano . Esta gincana pode colaborar, não só para a melhoria da EBD. Como também ajudar outros departamentos (infantil, Assistência Social etc.)
Veja as dicas de tarefas e utilize aquelas que melhor se adequarem à sua igreja.

· Premio para as classes que conseguirem atingir as metas estipuladas em Setembro.
· Gincana de perguntas sobre a lição do 4º trimestre , ou algum outro tema que envolva adultos jovens e adolescente. Providencie um bom premio para o ganhador.(ou classe ganhadora)
· Cada classe montará barracas de doces , as;gados e refrigerantes e sucos variados para animar a gincana . parte da venda pode se doada à EBD para compra de material. Faça um concurso da barraca mais enfeitada a mais animada, a mais sortida,a comida mais gostosa etc.
· Arrecadar roupas ou brinquedos – que serão doados ao departamento de assistência social da igreja ou instituição de caridade do bairro . você também pode montar um bazar, cuja verba seja aplicada na EBD.
· Arrecadar alimentos ano perecíveis - os alimento arrecadados no final do ano podem ser usados em obras sociais ou para preparar almoços cuja venda reverta para compra material e equipamentos para EBD.
· Arrecadar material escolar que será usado pelo o departamento infantil.
· Faça um exposição de trabalhos manuais sobre o tema das revistas dos trimestres estudados.
· Desfile pelas ruas do bairro com cada classe da EBD. O desfile despertara a vizinhança para participar da EBD de sua igreja . Convide a banda de musica para participar , que pode terminar com um grande culto evangelístico na principal praça da cidade.
· Concurso de musica ou poesia – OS TEMAS SEMPRE DEVEM GIRAR EM TORNO DA EBD.


Leia mais: http://flaviagregio.webnode.com.br/dia-da-escola-dominical/
Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quadrinhos Bíblicos


Clique nos links:

A criação do mundo
O dilúvio

A história de Abraão
Uma mentirinha inofensiva
O rapto de Ló
Abraão socorre Ló
Abraão pega um atalho
Os três viajantes
Deus e seu amigo Abraão
Nasce Isaque!
Hagar e Ismael não ficam desamparados
Abraão obedece a Deus
Um servo fiel
O encontro com Raquel
Sete anos por amor
Enganado no casamento
Jacó fica rico
Fuga de Padã-Arã
Raquel morre
Os sonhos de José
A vingança dos irmãos de José
O bebê Moisés
Um bebê tirado do rio
Um plano para Moisés
Um lar no deserto
Um arbusto que não se queima
Moisés e a sarça ardente
Vou estar sempre com você
Uma vara se torna uma cobra
Mais tijolos!
Um rio de sangue
Rãs imundas
Animais mortos e feridos
A Teimosia de faraó
Pedras caindo do céu
Os dez mandamentos
Espiões em Jericó
A jumenta que falou
Bençãos ditadas por Deus
Israel cai na armadilha
Retorno a Horebe
A morte de um amigo de Deus
A força de Sansão
O homem mais forte
Rute
Um exército de 300 homens
Gideão, a prova
Saul consulta a Pitonisa
Davi contra Golias
Davi conquista sião
Davi destrói os amalequitas
Vitórias de Davi
Davi rei de judá
A Sabedoria de Salomão
A cura de Ezequias
Jonas e o grande peixe
A viúva de Sarepta
Daniel e os leões
O Filho de Deus
O anuncio do seu nascimento
Viagem a belém
Anjos anunciam o nascimento de Jesus
Os magos do oriente
A fuga para o Egito
O nascimento de Jesus
A infância de Jesus
Festa em jerusalém
Onde está Jesus?
Na casa do Meu Pai
O carpinteiro de Nazaré
O mundo nos tempos de Jesus
Mensageiro do deserto
O batismo de Jesus
Jejum no deserto
Tentado pela fome
Casamento em Caná
A verdadeira felicidade
Curado e perdoado
Jesus e a filha de Jairo
A mulher estrangeira
A mulher cananéia
Encontro junto ao poço
Jesus e Nicodemos
Andando sobre as águas
A ovelha perdida
A moeda perdida
O próximo
Os dez leprosos
Jesus e as crianças
A entrada triunfal
Os trabalhadores maus
Jesus e Zaqueu
Jesus e a mulher samaritana
Jesus e a mulher pecadora
Lazaro vive
O filho prodigo
Jesus purifica o templo
O lava-pés
Para que se lembrem de mim
No jardim do Jetsêmani
A traição de Judas
Pedro nega Jesus
Jesus ou Barrabás
O sacrifício de Cristo
Os dois ladrões
A ressurreição de Cristo
Por que você esta chorando
Não tenham medo!
Quantos peixes!
A caminho de Emaús
Até breve
Pedro esta aqui!
Ele está vivo!
Dorcas
Estamos aqui!

Divirta-se com o bebezinho :)