Veja mais!

<\center>

Dia da Escola Bíblica Dominical - EBD


MOBILIZE A SUA IGREJA PARA O DIA DA ESCOLA DOMINICAL

Fonte: Tia Pri e Flávia Grégio


No 3º domingo de Setembro comemoramos o dia da escola dominical, quando as igrejas realizam eventos para conscientizar seus membros sobre a importância de se estudar a Palavra de Deus.
Com a crescente proliferação de seitas e heresias, fica cada vez mais importante a participação da igreja na Escola Dominical, a fim de que esteja preparada para identificar e refutar os falsos cristos e profetas que estão surgindo,querendo desviar o povo de Deus, conforme já profetizava Mateus, no capitulo 24. e versículo 24.
Muitas pessoas indicam varias desculpas parta não freqüentarem a Escola Dominical. Apesar de todas a objeções , muitos crentes sedentos do evangelho tem conseguido contorná-las e dirigir-se para a igreja todos os domingos pela manha juntamente com suas famílias.
Veja como organizar um grande evento de Escola Dominical!

Antes do Evento:
1. Veja qual foi a freqüência nos últimos trimestres. Elabore um cartaz com um gráfico e exponha em um lugar visível para todos. Acrescente nele uma meta: “vamos dobrar o numero de alunos no próximo ano”, “vamos crescer 20% a cada trimestre”.
2. Organize a campanha “freqüente a Escola Dominical”.
3. Mobilize todas as classes.
4. Faça uma propaganda maciça nos cultos á noite. Durante todo o mês de Setembro , convocando as pessoas para participarem da EBD. É possível que alguém tenha um testemunho interessante sobre como EBD teve papel importante em sua vida. Em cada culto noturno, uma das classes apresenta uma forma diferente de convidar as pessoas. Aproveite para distribuir panfletos convidando todos os membros para o evento.
5. Envie cartas para pessoas que não estão freqüentando a EBD. Convidando – as para retornar as classes.
6. Programe no inicio do mês. Visitas dos professores aos faltosos para estimulá-los a comparecer à EBD, principalmente no dia 15 de Setembro, quando haverá uma programação especial.As visitas devem ser acompanhadas pela secretaria da EBD, a fim de que seja montado um relatório onde o superintendente poderá acompanhar se a iniciativa está tendo sucesso.
Agora no dia do EVENTO:
1. Monte um bonito painel acima do púlpito da igreja. A respeito da Escola Dominical. Use o versículo – chave,“Transformai-vos pela renovação do vosso entendimento”,Rm 12.2 .
2. Faça também um painel de fotos, mostrando a EBD em outros anos. E não esqueça de fotografar todas as classes neste dia.
3. Peça par que os alunos venha um pouco mais cedo, para orar para que nada impeça que as pessoas convidadas venham para o evento.
4. organize um belo café da manhã para toda a igreja, ou, se preferir e sua igreja tiver condições faça um almoço após a EBD.
5. após o café , todos devem retornar para o templo , onde a EBD deve prosseguir normalmente. Durante a aula, os professores devem expressar satisfação pela presença de pessoas que não costumam freqüentar a EBD; distribuir cartões com mensagens do tipo:”Sua presença nos trouxe muita alegria. Participe conosco da Escola Dominical! Teremos imenso prazer em tê-lo conosco todos os domingos.
6. Reúna todos no templo, após o encerramento das classes , para um fechamento da lição . Convide um pastor ou professor ilustre para que fale sobre a importância de estudar a palavra de Deus.
7. Fale um pouco sobre a historia da EBD ,no Brasil e em sua igreja.
8. Apresentação, a) Convide jovens e/ou crianças para que apresentem um jogral. b) A classe de discipulado deve ter um oportunidade. Geralmente essa é uma das classes mais animadas e aplicadas da igrejas. c) Cada classe poderia elaborar um cartaz falando sobre a EBD.
9. Presentei com Medalhas, diplomas ou lembrancinhas diversas pessoas : aluno e professor mais assíduo; família com maior numero de freqüentadores da EBD; aluno e professor mais antigos; aluno mais idoso,(realce que não importa a idade , todos precisam freqüentar a EBD); aluno e professor mais dedicados; classe com maior percentual de freqüência ; classe com maior quantidade de ofertas etc. Repita isto todos os anos.
10. A superintendência devera apresentar um relatório sobre o crescimento da eD, nos últimos 12 meses e colocar novas metas para o próximos três meses , que culminara na gincana de natal . distribuas tarefas para que as classes se prepararem nos próximos três meses.
Após o EVENTO:

1. Envie cartas agradecendo a presença das pessoas que atenderam ao convite e estimule-as a continuar freqüentando . Fale a respeito da gincana.
2. Faça um balanço, no final do ano para verificar se a igreja conseguiu atingir a meta estipulada. Lance novos desafios para o ano seguinte , envolvendo também as congregações.
3. Divulgue o que mudou após o empenho da igreja para a todos a ultrapassar novos desafios.
4. Gincana de Natal – no último domingo do ano ( dia 29 de Dezembro), a EBD poderá realizar uma grande gincana para fechar o trimestre e o ano . Esta gincana pode colaborar, não só para a melhoria da EBD. Como também ajudar outros departamentos (infantil, Assistência Social etc.)
Veja as dicas de tarefas e utilize aquelas que melhor se adequarem à sua igreja.

· Premio para as classes que conseguirem atingir as metas estipuladas em Setembro.
· Gincana de perguntas sobre a lição do 4º trimestre , ou algum outro tema que envolva adultos jovens e adolescente. Providencie um bom premio para o ganhador.(ou classe ganhadora)
· Cada classe montará barracas de doces , as;gados e refrigerantes e sucos variados para animar a gincana . parte da venda pode se doada à EBD para compra de material. Faça um concurso da barraca mais enfeitada a mais animada, a mais sortida,a comida mais gostosa etc.
· Arrecadar roupas ou brinquedos – que serão doados ao departamento de assistência social da igreja ou instituição de caridade do bairro . você também pode montar um bazar, cuja verba seja aplicada na EBD.
· Arrecadar alimentos ano perecíveis - os alimento arrecadados no final do ano podem ser usados em obras sociais ou para preparar almoços cuja venda reverta para compra material e equipamentos para EBD.
· Arrecadar material escolar que será usado pelo o departamento infantil.
· Faça um exposição de trabalhos manuais sobre o tema das revistas dos trimestres estudados.
· Desfile pelas ruas do bairro com cada classe da EBD. O desfile despertara a vizinhança para participar da EBD de sua igreja . Convide a banda de musica para participar , que pode terminar com um grande culto evangelístico na principal praça da cidade.
· Concurso de musica ou poesia – OS TEMAS SEMPRE DEVEM GIRAR EM TORNO DA EBD.


Leia mais: http://flaviagregio.webnode.com.br/dia-da-escola-dominical/
Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br

Postar um comentário

1 Comentários